Autoria: Mayara Borgonovi e Yan Marco Laranjeira de Almeida
Revisão: Armando de Vitta Santos
Nível: A1.1
Objetivos:
- Aprendizagem do vocabulário relacionado aos tipos de casa e aos cômodos.
- Trabalhar a compreensão oral (Hören).
- Utilizar a língua alemã para se expressar sobre tipos de casas.
Tempo: 60 minutos.
Preparação: Imprimir a letra da música e preparar os slides que serão apresentados.
Materiais:
- Música (https://www.youtube.com/watch?v=ccT4CJYBu1Q)
- Letra da música
(disponível em: https://mlp.universal-music.de/kid-clio/kid-clio/858/article/261142/mein-traumhaus-songtexte-von-kid-clio)
- Música Mein Traumhaus: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ccT4CJYBu1Q
- Aparelho de multimídia e internet
- Slides
Etapa 1:
Em primeiro momento, são apresentadas imagens de como seria a casa dos sonhos do próprio professor, mostrando a fachada, cômodos, jardim etc, de forma a introduzir o assunto da aula.
Entregar aos alunos a letra impressa da música Mein Traumhaus, da cantora KID CLIO, e pedir que, em duplas, eles tentem identificar o vocabulário relativo a cômodos, móveis da casa, eletrodomésticos, etc, (como por exemplo, Bett, Liegewiese, Dach, Kinokeller, Kühlschrank, Pommes Automat, Garten, Schaukeln) . É importante enfatizar aos alunos que NÃO É PARA TRADUZIR TODO O TEXTO!. Se eles se interessarem, o professor pode, rapidamente, ir lendo e traduzindo para o portugues, mas sem abordar a gramática das estruturas que são, até então, desconhecidas dos alunos. Isso é muito importante para não tirar o foco dod objetivos da aula..
Discutir os resultados e esclarecer o vocabulário mencionado anteriormente, presente na música. Tocar a música. Os alunos deverão ouvir e ler.
Etapa 2:
Depois dessa etapa, eles deverão focar em aprender o léxico utilizado para os diferentes tipos de casa e cômodos, com o auxílio de imagens (slides preparados previamente pelo professor). Esse momento destina-se ao aprendizado e reconhecimento de vocabulário específico ao tema e que possibilite a prática na seguinte etapa da aula. É importante considerar conjuntos de: substantivos que envolvem o assunto, como das Zimmer (cômodo/quarto), die Garage (garagem), der Garten (jardim), die Möbel (móveis), etc; verbos, como, por exemplo, leben (viver), wohnen (morar), sein (ser/estar), haben (ter), etc; e adjetivos, como cores (blau, grün, lila, etc), tamanhos (klein, groß, niedrig, hoch), entre outras características (schön, hell, dunkel, etc).
Etapa 3:
Por fim, os alunos são incentivados a descreverem suas “casas dos sonhos”, utilizando, por exemplo, as seguintes estruturas:
Mein Traumhaus hat/ist……
Ich möchte gern…..
Mein Schlafzimmer/Wohnzimmer/…hat/ ist…. Pedir que realizem essa atividade primeiro por escrito, individualmente, e depois que conversem em duplas com um/uma colega, relatando como é sua Traumhaus.