Tags: Arte; arquitetura; arte arquitectura

Objetivos:

  • Apresentar tema artístico relacionado à cultura espanhola;
  • Promover discussões e incentivar a reflexão crítica.

Tempo: 100 minutos

Preparação: Para a finalização da aula, a atividade de fixação/avaliação pode ser realizada de duas maneiras: com papel e lápis ou por meio do Canva. Para tanto, deve-se verificar previamente se todos os alunos possuem uma conta ativa na plataforma. 

Materiais:

  • datashow;
  • computadores para os alunos.
  • Lousa
  • Canetas
  • lápis de cor (adaptação)
  • canetinhas (adaptação)
  • sulfite A4 40g (adaptação)

Etapa 1:

a) Cumprimentar os alunos e perguntar como estão. b) Explicar que a aula engloba uma temática artística. c) Construir na lousa uma nuvem de palavras acerca do conhecimento prévio dos alunos sobre Gaudí. d) Apresentar para os alunos o trabalho do arquiteto, por meio do Google&Arts Obras de Antoni Gaudí, España. e) Incentivar a percepção dos alunos em relação às contribuições de Gaudí tanto para a cultura espanhola, quanto para a sua influência nas artes como um todo. f) Conceder um momento para colocações e opiniões dos estudantes acerca das obras vistas até o momento.

Etapa 2: 

a) Apresentar para os alunos “Las Tres Melizas” que no Brasil chama-se “As trigêmeas”, e, caso o grupo não conheça as personagens, destacar sua origem espanhola, características gerais e o fato de terem sido muito populares no Brasil em determinada época. b) Exibir parte dos episódios relacionados à temática da aula Las Tres Mellizas – El taller de GaudíLas Tres Mellizas – Los fantasmas de la pedrera. c)  Elencar possíveis perguntas motivadoras como: “Que obras de Gaudí aparecem no desenho?”, “De que maneira o arquiteto é representado no desenho?”, “Embora o desenho retrate um personagem histórico, que elementos da história de Gaudí você classificaria como inverídicos?, “Quais interpretações podem ser suscitadas em relação aos “Fantasmas de la pedrera” e existe algum tipo de correspondência com o que se sabe sobre a vida de Gaudí?”. d) Incentivar os alunos a pesquisarem sobre a vida do arquiteto a partir das dúvidas que forem despertadas, essa atividade pode tanto ser feita rapidamente em sala ou realizada em casa pelos alunos. 

Etapa 3

a) Solicitar aos alunos que dividam-se em grupos. b) Pedir para que criem uma propaganda no Canva simulando a inauguração de uma das obras de Gaudí (como adaptação, pode-se distribuir as folhas de sulfite e solicitar que os alunos façam a propaganda a mão). c) Destacar a presença de itens básicos como título chamativo, data, local, hora, nome da obra e frases persuasivas. d) Incentivar o uso da criatividade dos estudantes. e) Encorajar os alunos a compartilharem com a turma o resultado da atividade. 

Observações: Originalmente, a página do Google&Arts encontra-se em inglês, para uso durante a aula deve-se optar pela tradução para o espanhol. A atividade conta com uma adaptação para sua plena realização, sendo assim, a lista de materiais varia dependendo da escolha do professor.  

Autoria: Bárbara Conceição

Nível: B1