Autoria: Edson Junior

Nível: A2

Para a preparação da atividade foram utilizados dois websites – a história e a leitura da mesma.

http://www.ciudadseva.com/textos/cuentos/por/lispec/una_gallina.htm

1. O professor perguntará aos alunos se eles conhecem o autor;

2. Cada aluno receberá uma fotocópia da história;

3. Cada um fará uma leitura silenciosa da história, procurando anotar palavras e expressões que eles não conhecem e depois pesquisá-las no dicionário;

4. O professor colocará o áudio da história para o grupo ouvir e falar um pouco sobre a leitura realizada;

5. Depois que a leitura é feita e as dúvidas são sanadas, o professor passa a interpretar a história com as perguntas;

6. Finalmente, cada aluno pode discutir uma pergunta ou respondê-la oralmente ao grupo;

Perguntas:

 1. O que você achou da leitura?

 2. Pense no personagem central da história. Onde a história se desenrola? 

3. O que você pode falar sobre espaços físicos? E os espaços psicológicos? 

4. A galinha da história pode ser uma comparação com algo da sociedade? 

5. A galinha não é um ser racional, mas, ao lutar por sua vida adquire um pouco de coragem. A caracterização do pensamento no animal é chamada de “personificação”. Você conhece outras histórias em que a mesma coisa acontece?

 6. Agora é a sua vez de procurar uma história de Clarice Lispector. Pesquise na biblioteca, na Internet e / ou no YouTube.