Me Gusta Como Eres (Jarabe De Palo)

Nesta música, o tópico de comparações é muito presente, sendo, assim, um excelente material para trabalhar o assunto, além de também poder ser utilizada para que os alunos façam produções escritas de poemas tendo como base sua estrutura.

Debajo del puente (Pedro Guerra)

Esta canção é uma ótima opção para trabalhar atividades de compreensão oral para alunos a partir do nível B2, pois já apresenta uma fala mais rápida e complexa. Além disso, é possível propor uma revisitação, para alunos mais avançados, de vocabulários de descrição, podendo ser utilizada para nortear a redação de uma poesia descritiva em prosa sobre lugares da cidade.

Toda una vida (Pedro Guerra)

Esta bela canção amoroso é muito propícia para a introdução do tempo verbal condicional, pois seu nível de compreensão é adequado para alunos a partir do A1, pois seu vocabulário é composto majoritariamente por palavras semelhantes entre português e espanhol, além de ter uma pronúncia mais pausada e articulada. Essa música pode ser utilizada dentro de sala de aula como uma base para a produção de haicais que utilizem o tempo condicional.

Tormenta de Fuego (Ruben Romero e Lydia Torea)

Essa emocionante canção instrumental tradicional espanhola apresenta como elemento principal o violão tocado no estilo flamenco. Esse ritmo é muito presente na cultura do país, pois marca a grande influência árabe na cultura ibérica. Esse assunto pode ser abordado nas aulas voltadas à cultura espanhola. Além disso, por ser uma música instrumental, é possível trabalhar qual face da Espanha essa música representa para eles e qual seria o sentido que essa música teria para eles. Essa reflexão pode proporcionar aos alunos uma reflexão mais atenta aos conceitos que este tem formado em relação ao país e assim repensá-las. Além de ser um terreno muito propício para um exercício de pesquisa sobre os gêneros musicais da Espanha. 

Sofia (Alvaro Soler)

Esta canção utiliza diversos verbos no presente do indicativo, além de apresentar um vocabulário e pronunciação adequados para turmas já de nível A1. Além disso, é possível trabalhar com a turma a escrita de uma postagem no instagram, em que o aluno deve contar, utilizando os verbos no presente do indicativo e fotos, um momento importante da sua vida.

Aunque es de noche (Rosalía)

Essa icônica canção que vem do poema do místico espanhol San Juan de la Cruz, apresenta em toda sua estruturação o advérbio “Aunque”, sobre o qual os alunos costumam ter muitas dúvidas e ainda apresentar um vasto vocabulário de adjetivos e verbos. Além disso, a canção ainda pode ser utilizada para trabalhar um elemento muito importante da cultura espanhola: a mística, podendo ser uma porta de entrada para outros poemas desse movimento artístico. Essa canção ainda pode ser utilizada para que os alunos elaborem poemas que sigam sua estrutura.

Con la misma piedra (Julio Iglesias)

Esta canção retrata as sucessivas desilusões amorosas do eu-lírico, que sente que continua cometendo o mesmo erro. Para isso, são usados vários verbos no pretérito perfecto simple, além de também ter uma pronúncia mais articulada, proporcionando assim uma canção adequada para os alunos iniciantes que estão entrando em contato com verbos no pretérito perfecto simple. Assim, é possível utilizar essa canção como base para uma produção de um meme que deve utilizar o verso “Tropecé de nuevo y con la misma piedra” para compor o humor do meme.

Lucha de Gigantes (Nacha Pop)

Esta canção pode ser utilizada para abordar o presente do indicativo, principalmente para indicar ações que se repetem. Ademais, a música possui um vocabulário voltado à comparação da grandeza do universo e à pequenez do ser humano, podendo enriquecer também aulas temáticas voltadas à filosofia ou à astronomia.

Agradecemos as contribuições acima a: Profa. Mayara Mayumi Sataka, Marcela Rodrigues Tafner e João Paulo De Martini Lopes.