Autoria: Marcela Rodrigues Tafner

Nível: B1

Objetivos:

  • Fixar vocabulário: adjetivos voltados a sentimentos;
  • Aplicar o vocabulário em diferentes contextos de uso, fazendo com que os/as alunos/as sejam capazes de expressar como se sentem em espanhol;
  • Praticar a produção escrita em conjunto à criatividade, e posteriormente a leitura.

Tempo: 90min.

Materiais:

Etapa 1:

a) O/a discente cumprimentará os alunos. b) Em seguida, perguntará sobre como estão se sentindo, promovendo um diálogo. c) Conduzindo o tema da aula, o/a discente perguntará se os alunos observam com frequência como as pessoas ao seu redor estão se sentindo, promovendo uma reflexão. d) A reflexão será conduzida para as diferentes formas de expressão, considerando não-verbais, e de que forma podem ser descritas. e) Posteriormente, serão destacadas as palavras utilizadas para realizar as perguntas e os diálogos em geral sobre sentimentos, como a raiva no momento em que os personagens maiores discutem e jogam os menores da ponte, além da cooperação entre os menores, ao fim, considerando esse vocabulário em espanhol.

Etapa 2: 

a) Na próxima etapa, será colocado o vídeo “Bridge”, como complemento das discussões realizadas na primeira etapa e base para a continuação da aula. b) Após uma primeira visualização do vídeo, será realizada uma breve discussão sobre a opinião dos alunos a respeito deste e as primeiras impressões sobre os personagens apresentados. c) Se necessário, o vídeo será colocado uma segunda vez com o intuito de que os alunos percebam as atitudes e expressões faciais e corporais que se relacionam às sensações tidas pelos personagens, assim brevemente descrevendo-as. d) Dentro de uma discussão acerca das possíveis sensações tidas pelos personagens, espera-se descrições sobre estes e retomada de adjetivos e vocabulário geral utilizado na primeira etapa. e) Para finalização da segunda etapa, os alunos serão requisitados a realizarem uma atividade em grupos trabalhando a invenção de diálogos para o vídeo “Bridge”, ressaltando a expressão de sentimentos dos personagens. f) Ao fim desta etapa, os alunos, voluntariamente, lerão os diálogos criados para o vídeo, havendo, assim, uma discussão em conjunto, percebendo as semelhanças e diferenças entre os textos criados, refletindo acerca de sensações, como raiva/impaciência e cooperação, presentes no cotidiano dentro do vídeo, além de contextos sociais semelhantes que podem ser presenciados. 

Etapa 3

Na etapa final da aula, será apresentado um poema de Pablo Neruda, requisitando que os alunos se voluntariem para realizar uma leitura coletiva dinâmica, para que ao fim desta sejam compreendidas diversas interpretações sobre as sensações apresentadas no poema, tanto explicitamente quanto implicitamente. Uma discussão reflexiva será conduzida com o intuito de que os alunos se recordem das sensações abordadas no início da aula e percebidas dentro do vídeo também, reforçando o vocabulário e, principalmente, entendendo que os sentimentos se fazem presentes em diversos contextos e formas de expressão.