Tags: profesiones; profissões;

Objetivos:

  • Praticar a oralidade refletindo e debatendo acerca de profissões.
  • Explicitar vocabulário voltado a profissões em espanhol.
  • Praticar a produção escrita.

Tempo: 60min

Materiais:

Etapa 1:

a) O/a professor/a cumprimentará os alunos. b) Em seguida, haverá uma introdução da temática da aula a partir de perguntas sobre a atuação profissional dos responsáveis dos alunos. c) Os alunos serão questionados acerca de qual profissão querem seguir, de modo que expressem opiniões e preferências sobre o tema. d) Posteriormente, o/a professor/a colocará o vídeo “Profesiones”, disponibilizado nos materiais do plano de aula, para que os alunos tenham um primeiro contato com o vocabulário de profissões em espanhol. e) O/a professor/a pode seguir a discussão acerca do tema questionando quais profissões os alunos se lembram de terem aparecido no vídeo e diferentes locais de trabalho.

Etapa 2: 

a) Nessa próxima etapa, o/a professor/a deve passar o curta-metragem “EL EMPLEO” disponibilizado nos materiais deste plano de aula. b) O/a professor/a deve passar o vídeo em etapas, questionando aos alunos o que estão observando antes do primeiro personagem que aparece chegar ao serviço. c) Posteriormente, os alunos devem dissertar brevemente sobre quais profissões aparecem no curta, podendo retomar o primeiro vídeo passado, durante a etapa 1, “Profesiones”. d) O/a professor/a deve instigar a curiosidade dos alunos com reflexões como: Qual será a profissão do homem (personagem principal do vídeo)?; Como é o semblante das pessoas? e) Ao finalizar a reprodução do curta, os alunos serão questionados sobre o que compreenderam deste, de modo que o/a professor/a chegue a uma discussão acerca das diferenças laborais (profissões valorizadas e desprestigiadas socialmente) e como isso se apresenta no vídeo.

Etapa 3: 

Para esta etapa, sugiro algumas possibilidades de atividade avaliativa: 

Individual: a) Os alunos devem escrever uma pequena reflexão sobre o curta-metragem em espanhol. b) Trocar o texto com dois colegas para que eles possam ler e ajudar na correção. 

Em duplas: a) Os alunos devem escrever uma pequena reflexão sobre o curta-metragem em espanhol. b) Trocar com outra dupla para que eles possam ler e auxiliar na correção. c) Buscar um blog ou telejornal que fale sobre o tema e escrever seu texto como comentário.

Individual: a) Fazer com que os alunos observem as imagens abaixo, retiradas do curta-metragem, e anotem o que identificarem. b) Compartilhar as anotações conjuntamente, dispondo-as na lousa em forma de brainstorming/esquema. c) Os alunos devem escrever uma pequena reflexão sobre o curta-metragem em espanhol levando em consideração todas as discussões realizadas em conjunto e as anotações dispostas na lousa.

Observações: A discussão sobre o curta-metragem “EL EMPLEO” deve ser feita em etapas e com cautela, para que os alunos possam compreendê-lo de maneira mais adequada.

Nível: A1

Autoria: Edson Luís R. Junior

Revisão: Marcela Rodrigues Tafner