Autoria: Prof. Edson Luís R. Junior
Nível: A1
A proposta desta atividade é trabalhar com o curta metragem “El empleo / The employment” Para isso apresento ideias para antes, durante e depois do vídeo.
Como professor/a você deverá assistir ao vídeo e ler as sugestões de atividades. Lembrando que aqui apresento ideias para se trabalhar com vídeos em sala de aula e não um roteiro de atividades fixas.
Antes de ver o vídeo | Durante o vídeo | Depois de ver o vídeo |
– Qual a profissão dos responsáveis;- O que querem ser quando adultos;- Expressar opiniões e preferências sobre o tema;- Trabalhar profissões (léxico) usar um texto para dar início a discussão e poder unir com o curta; | – Antes de ele chegar ao serviço perguntar aos alunos o que eles estão observando;- Quais as profissões apareceram;- Qual será a profissão do homem (personagem principal do vídeo);- Discutir o semblante das pessoas; | – Trabalhar a idéia de reificação;- Lincar o vídeo a uma música ou texto (pode ser o do início da aula);- Discutir as diferenças laborais (profissões valorizadas e desprestigiadas socialmente) |
Atividade avaliativa (ideias):
Individual: 1) Escrever uma pequena reflexão na LE. 2) Trocar o texto com dois colegas para que eles possam ler e ajudar na correção. 3) Após a correção do professor publicar no face do projeto apresentando o curta (pode ser o professor indicando o curta e os alunos comentando o que acharam – tudo na língua alvo).
Duplas: 1) Escrever um texto (argumentativo, carta, resenha crítica) sobre o curta. 2) Trocar com outra dupla para que eles possam ler e ajudar na correção. 3) Buscar um blog ou telejornal que fale sobre o tema e escrever seu texto como comentário.
Outra opção é trabalhar as imagens do curta. O professor pode organizá-las numa apresentação segundo a sequência do vídeo e ir pedindo para os alunos anotarem o que identificarem. Após o término da aula os alunos comparar e apresentam o que escreveram com o que assistiram.