Autoria: Prof. Edson Luís R. Junior

A proposta desta atividade é trabalhar com o curta metragem “El empleo / The employment” Para isso apresento ideias para antes, durante e depois do vídeo.

Como professor/a você deverá assistir ao vídeo e ler as sugestões de atividades. Lembrando que aqui apresento ideias para se trabalhar com vídeos em sala de aula e não um roteiro de atividades fixas.

Antes de ver o vídeo
Durante o vídeoDepois de ver o vídeo
– Qual a profissão dos responsáveis;- O que querem ser quando adultos;- Expressar opiniões e preferências sobre o tema;- Trabalhar profissões (léxico) usar um texto para dar início a discussão e poder unir com o curta;

Atividade avaliativa (ideias):

Individual: 1) Escrever uma pequena reflexão na LE. 2) Trocar o texto com dois colegas para que eles possam ler e ajudar na correção. 3) Após a correção do professor publicar no face do projeto apresentando o curta (pode ser o professor indicando o curta e os alunos comentando o que acharam – tudo na língua alvo).

Duplas: 1) Escrever um texto (argumentativo, carta, resenha crítica) sobre o curta. 2) Trocar com outra dupla para que eles possam ler e ajudar na correção. 3) Buscar um blog ou telejornal que fale sobre o tema e escrever seu texto como comentário.

Outra opção é trabalhar as imagens do curta. O professor pode organizá-las numa apresentação segundo a sequência do vídeo e ir pedindo para os alunos anotarem o que identificarem. Após o término da aula os alunos comparar e apresentam o que escreveram com o que assistiram.