Tags: falsos cognatos; heterosemánticos.
Objetivos:
- Explicitar o conceito de heterossemânticos (falsos cognatos);
- Praticar a compreensão auditiva e de leitura, além de fixar vocabulário através da música “Tu Apellido”;
- Praticar o vocabulário de heterossemânticos através de dinâmica realizada ao final da aula.
Tempo: 60 min.
Materiais:
- Slides
- Letra da música “Tu Apellido” (versão do aluno e versão do professor)
- Música “Tu Apellido”
- Tabela de falsos cognatos para transcrição na lousa
Etapa 1:
a) O/a discente cumprimentará os alunos. b) Em seguida, haverá uma introdução da temática da aula através de pergunta direcionada aos alunos sobre já terem confundido alguma palavra em espanhol com outra em português. c) Seguindo os slides em anexo, o/a discente perguntará se os alunos sabem o significado de “heterosemánticos”, o título da aula em questão. d) Para iniciar a temática, ainda seguindo os slides, o/a discente fará uma explicação acerca das semelhanças lexicais entre o português e o espanhol, as quais são altas, utilizando exemplos comuns à sala. e) Finalmente, haverá explicação acerca do conceito de “heterosemánticos”, remetendo a termos como “falsos cognatos”, em português, e “falsos amigos”, termo comum em espanhol. f) Utilizando exemplos dentro de balões de falas, o/a discente fará uma interação com os alunos sobre o significado da palavra “rato”, dentro do contexto em questão. g) Posteriormente, o/a discente fará uma observação acerca de expressões que podem confundir e a importância de atentar-se sempre ao contexto de uso, exemplificando com a expressão “meter la pata”.
Etapa 2:
a) Na próxima etapa, será colada a música “Tu Apellido”, como complemento das discussões realizadas na primeira etapa e base para a continuação da aula, juntamente com a entrega das cópias da letra da música (versão do aluno). b) Após uma primeira visualização do vídeo, será realizada uma breve discussão sobre a compreensão da letra e suas possíveis interpretações. c) Se necessário, o vídeo será colocado uma segunda ou terceira vez, com o intuito de que os alunos consigam reconhecer algumas expressões e falsos cognatos dentro da música. d) Retomando a discussão acerca da temática da música, será realizada uma leitura em conjunto para marcação e esclarecimento dos falsos cognatos presentes na música. e) Para finalização da segunda etapa, os alunos serão questionados acerca de erros de interpretação que os falsos cognatos poderiam causar, ou que realmente causaram em algum destes ao ler ou escutar a letra da música.
Etapa 3
Na etapa final da aula, será requisitado que a sala se divida em dois ou mais grupos de igual quantidade cada, para que a dinâmica “mata-moscas” seja realizada. Os alunos devem selecionar uma pessoa diferente do grupo para ir até a lousa em cada rodada, utilizando uma folha de papel, régua ou caneta em mãos. A tabela de heterossemânticos, envolvendo apenas o vocabulário em espanhol, será transcrita na lousa e a cada rodada o/a discente dirá uma das palavras em português, e os alunos selecionados de cada grupo devem tocar na palavra em espanhol referente à palavra dita em português, o grupo que tocar primeiro, ganha um ponto.
Autoria: João Paulo De Martini e Marcela Rodrigues Tafner
Nível: A2