Autoria: Erick Lucio
Nível: A1
Objetivos:
- Compreender as palavras interrogativas em Francês;
- Conhecer o mapa de Paris e suas organizações, além de pensar em alguns pontos turísticos;
- Exercitar a fala e adquirir vocabulários de direção e localização.
Tempo: 65 minutos
Materiais:
- Aparelho de datashow
- Slides (Anexo I)
- Folha de Exercícios (Anexo II)
- Vídeo da Etapa I
Preparação: imprimir o anexo II para a quantidade de alunos da turma.
Etapa 1:
a) Perguntar aos alunos como estão (comment ça va?) e perguntar o que fazer em Paris (On fait quoi à Paris) e quais são os pontos turísticos (Où on va à Paris?). b) Apresentar alguns pontos turísticos de Paris: le Louvre, l’arc de Triomphe, le Panthéon, le Sacré Coeur, la Cathédrale Notre-Dame et la Tour Eiffel. c) mostrar o mapa de Paris, evidenciando os arrondissements, suas organizações numéricas e o formato organizacional. Para as atividades b e c utilize os slides disponíveis no Anexo I. d) aqui, o professor pode utilizar o vídeo em anexo que fala sobre os arrondissements de Paris. (20 minutos)
Etapa 2:
Aqui, o professor deve inserir os alunos às interrogativas dessa aula (qui; que/quoi; combien; où; quand; comment), explicando quais são as diferenças, com os slides do Anexo I. Ainda nos slides, o professor deve apresentar o vocabulário das palavras de localização. (15 minutos)
Etapa 3
Nessa etapa, o professor deve passar os exercícios contidos no Anexo II dividindo em dois momentos: 1) os exercícios a, b e c que servem para fixar o conteúdo apresentado na etapa anterior e 2) o exercício d para trabalhar o vocabulário e as habilidades de escrita e fala, com um diálogo redigido em duplas e depois treinado entre os dois alunos. Antes de passar para o exercício, corrija os três primeiros.
Etapa 4:
Nessa etapa, o professor deve propor uma atividade prática para treinar o vocabulário dos alunos, tentando trazer uma ação que está no cotidiano e na realidade mais próxima aos alunos. Para tal, a turma deve ficar em pé em diversos pontos da sala de aula e cada um precisa dizer onde está algum outro colega utilizando o que aprenderam na etapa anterior.