Programas de interação:
Tinycards – aplicativo com cartas para auxiliar a memorização de vocabulário.
Quizlet – sistema de cartões para jogos digitais para serem criados com objetivos pedagógicos distintos. O Quizlet live é uma modalidade interessante, pois  permite interação entre os membros do grupo.
Kahoot – criação de jogos para serem usados em sala de aula . Os alunos acessam o jogo pelo celular.
Learningapps – o Learningapps oferece diferentes templates para montagem de jogos, desde forca, memória, até textos com lacunas e outros.
Padlet – sistema para montagem de quadros de forma interativa. Interessante para desenvolvimento de escrita colaborativa.
Nearpod – É uma plataforma que possui diversas funcionalidades. Baseia-se em aprendizagem móvel pois os alunos podem acessar a aula em tempo real por meio de seus celulares com um código de transmissão que o professor disponibiliza.
Socrative – permite que  professor e alunos possam interagir, a partir do smartphone, tablet ou computador. Os alunos podem responder as questões a partir de seus aparelhos conectados à internet
GoConqr: Plataforma que permite criar Matas mentais, notas, Flashcards, Quizzes, Fluxogramas e slides.
Coggle – Nesse site, o professor ou o aluno podem criar, de maneira simples e intuitiva, fluxogramas ou diagramas.
Wordwall– É um site feito para criar recursos personalizados para suas aulas, como questionários, caça-palavras, roda aleatória e muitos outros.
scrumblr: Mural de post-its virtual de livre acesso.
Meme Generator: Um site onde você pode criar seus próprios memes e didatizá-los de acordo com a aula a ser ministrada. Eles garantem uma interação fluida entre o público mais jovem.

Notion = Notion é uma ferramenta voltada à organização. Além de oferecer funcionalidades como o agendamento de tarefas, este recurso possibilita a listagem e o acompanhamento de metas e projetos. Ademais, disponibiliza funcionalidades como o mapeamento de rotina (reflexões, acontecimentos importantes, etc.) e o arquivamento de páginas da web a serem lidas. 

LearningApps – LearningApps.org é um site que conduz o aprendizado e ensino através de pequenos módulos interativos, fornecendo inúmeras atividades lúdicas para diferentes línguas. 

Study Stack – O Study Stack permite a criação de flashcards para o uso em atividades lúdicas ou para a revisão de conteúdos. O site também disponibiliza flashcards já elaborados em diferentes idiomas e possui uma versão móvel para dispositivos Android e IOS. 

Jigidi – O jigidi é uma ferramenta que permite ao professor a criação de puzzles do gênero quebra-cabeça. Pode ser usado no contexto de sala de aula através da montagem de palavras, frases ou orações. 

Falou – aplicativo para praticar a produção oral.

Language Drops – Aplicativo da Kahoot! Company com o intuito de auxiliar o usuário a aprender vocabulário de diferentes idiomas através de atividades diárias que levam poucos minutos para serem realizadas.

Mentimeter – Ferramenta que possibilita ao professor criar quadros e apresentações interativas juntamente com os alunos, através de nuvens de palavras, quizzes e questionários.

Hueber Digitale Tools – Site da Editora Hueber com sessão voltada a dicas de ferramentas para aulas de língua estrangeira, sendo estas: discussões/argumentações entre alunos, prática de texto colaborativa, prática de vocabulário através de um jogo da forca, prática de habilidades de fala e audição assíncronas, criação de roda da fortuna e ferramenta para contar histórias de modo criativo. Página em alemão, utilizar, portanto a função de tradução caso necessário.

Wonder.me: Wonder.me é um espaço virtual interativo para a realização de vídeoconferências. Além do visual atraente, outras vantagens desse espaço são a possibilidade de abrir e circular entre diferentes grupos e a função de abrí-los e fechá-los à entrada de novos/as participantes.

Playposit: é uma ferramenta que pode auxiliar o/a docente a criar atividades acerca de vídeos já disponibilizados na internet. Algumas opções oferecida por esse recurso são: estabelecimento de ênfase e questionamentos acerca de partes específicas dos vídeos selecionados.

SpatialChat: é um recurso para a realização de videoconferências interativas. Este espaço virtual é ideal para criar ambientes de co-working. Nele, o link para acesso, o nome da sala e os espaços visuais podem ser personalizados.

ClassCraft: É um ambiente virtual ideal para gamificaçāo. Além de funcionalidades como definições de espaços, avatares, pontuações, etc. esse recurso permite o desenvolvimento de uma trajetória narrativa análoga aos jogos de avatar.

Gather: Ambiente virtual customizável no estilo 8-bits (imitando visuais de jogos de 1990) para até 25 pessoas; versões gratuita e paga disponíveis.

Baamboozle – Baamboozle é uma plataforma que permite a criação de jogos didáticos. O site também  disponibiliza inúmeros jogos criados pela comunidade para diferentes línguas. 

Gartic – Gartic é um jogo online que funciona como uma lousa digital interativa, onde um aluno desenha uma palavra sorteada e os demais tentam decifrar o desenho.

Quizizz – O Quizizz permite a criação de avaliações de modo criativo, sendo possível interagir com os alunos através de slide e uma lousa digital, verificando o entendimento da classe durante a execução das atividades.

Slido – Slido é uma ferramenta que visa tornar as aulas online mais interativas, fornecendo de modo simultâneo as reuniões a possibilidade de interação através votações, respostas e perguntas, quizes e análises. 

Photofunia – Ferramenta de edição de imagens simples e intuitiva, não exigindo experiência prévia em manipulação de mídia. Através dos inúmeros efeitos disponíveis, permite a criação de imagens temáticas e divertidas, que podem ser vinculadas em slides e outros materiais pedagógicos.

Programa de reconhecimento de voz: O SpeechTexter transcreve áudios de vários idiomas para a linguagem escrita.

Gravador de voz online: Vocaroo

Flip – Flip é uma ferramenta gratuita da Microsoft que permite a comunicação por meio de vídeos, se assemelhando a abordagem utilizada pelos fóruns de discussões, sendo possível produzir e publicar vídeos dentro da própria plataforma.
Edpuzzle – O Edpuzzle permite a criação e publicação de videoaulas interativas, sendo possível adicionar junto com a gravação imagens, questões e anotações.

Apps para ensino-aprendizagem de pessoas com Síndrome de Down (SD):
Aplicativos para Tablet com Android
Aplicativos para iPad

Lousas e cadernos virtuais:
Smart Notebook: Programa que permite fazer anotações, desenhos, grifar etc, no computador, como um caderno real. Sua versão básica é gratuita para Download.
Jamboard: Quadro interativo desenvolvido pelo Google, a qual o professor pode compartilhar com os alunos. Todos podem fazer alterações no Jam.
Miro: Quadro branco colaborativo.
Flinga.fi: Quadro colaborativo de conhecimentos.
Canva: pode ser usado como quadro ou qualquer outra construção colaborativa, como de slides e imagens, além de ter a versão gratuita para e-mails institucionais.
slice.wbrain.me: Uma ferramenta totalmente gratuita para criação de murais de discussão colaborativos

AnswerGarden – AnswerGarden é uma ferramenta que permite a participação em tempo real dos alunos, favorecendo a visualização das palavras, podendo ser usado em contextos de criatividade coletiva, como um brainstorm.
Classroomscreen – O Classroomscreen é uma ferramenta de lousa digital que visa facilitar e simplificar a vida do professor ao proporcionar uma lousa digital que possui funções como adicionar textos, imagens, cronômetro, entre outras funções.
TextingStory – TextingStory é um aplicativo para dispositivos Android e IOS que proporciona a criação de conversações, sendo possível sintetizá-las em vídeos e compartilhá-las entre turma. 
Milanote– O Milanote permite a criação e organização de projetos através de quadros visuais de uma maneira simples e prática.
Draw.Chat – Draw.Chat é uma lousa digital que permite desenhos colaborativos, apresentando uma solução simples e fácil para o contexto de aulas remotas.
Make Beliefs Comix – O Make Beliefs Comix permite que os alunos criem histórias em quadrinhos de um modo simples. A ferramenta visa estimular a expressão de ideias e criação de histórias através dos quadrinhos. 

Storyboard that – Storyboard that é uma plataforma voltada para a criação de pequenas histórias em quadrinhos que possui acesso gratuito limitado ou pago. Nela, tanto alunos quanto professores podem criar falas e interações que podem ser voltadas para o ensino de língua estrangeira. O próprio site também oferece sugestões para elaboração de aulas específicas com a plataforma, que podem ser adaptadas para o ensino de gramática e vocabulário com o uso de literatura.

Slowly – Aplicativo que permite ao usuário trocar cartas com pessoas ao redor do mundo. Ótima forma de praticar línguas estrangeiras e estabelecer contato com outras culturas.