Jamendo Music: É uma comunidade de música relativamente livre. Por meio do pagamento de uma assinatura, docentes e discentes podem acessar músicas livres de direitos autorais e utilizá-las em trabalhos como a produção de filmes, documentários, peças teatrais, etc.

Le Français avec Fluidité: Le Français avec Fluidité é um podcast para aprender francês com episódios curtos e didáticos sobre situações do dia a dia, cultura francófona e expressões úteis. Com um ritmo acessível, ajuda na compreensão oral e pronúncia. Os episódios estão disponíveis para ouvir online ou baixar gratuitamente, sendo ideal para estudantes que querem praticar francês de forma descontraída.

Le français facile avec RFI: ”Le français facile avec RFI” é uma plataforma gratuíta com exercícios que exigem da escuta e da compreensão da língua francesa. O site possui exercícios para todos os níveis, e consiste na compreesão do jornal por meio da escuta. O que fortalece a habilidade das questões fonéticas do frances, enquanto reforça uma interpretação de texto sobre noticias em francês.

News in Slow French: News in Slow French oferece notícias e conteúdos em francês falado em um ritmo mais lento e claro, ideal para aprendizes do idioma. Com transcrições, vocabulário explicado e exercícios, o site ajuda a melhorar a compreensão oral, gramática e vocabulário em contextos reais. Disponível em diferentes níveis de dificuldade, é perfeito para quem quer praticar francês enquanto se mantém informado. Versões gratuitas e pagas disponíveis.

 

IMDb Filmes = IMDb Filmes é um aplicativo voltado ao mundo do audiovisual. Nesta ferramenta, são apresentados vídeos, avaliações e outras informações sobre filmes, séries, comerciais, atrizes e atores. Outras funções do recurso são a possibilidade de se atribuir notas e criar listas relativas aos filmes assistidos.

Easy French: Easy French é um canal do YouTube que busca explorar os diferentes usos da língua francesa em contextos espotâneos do dia a dia, o que é muito interessante para que o aluno escute e aprenda cada vez mais vocabulários do idioma. As perguntas feitas aos entrevistados facilitam o processo e o deixa menos mecânico.

France Bienvenue: France Bienvenue é um site que promove o ensino do francês através de
vídeos de diálogos e suas transcrições. Os vídeos abordam temas do
dia a dia, como a prática de yoga e de esportes, além de oferecer um catálogo
de resenhas de livros e filmes.

Site de recursos abertos:

FrenchPDF: O FrenchPDF é um site que disponibiliza materiais em PDF para aprender francês, incluindo livros didáticos, gramáticas, exercícios e preparação para exames como DELF e DALF. Também oferece romances e obras literárias para prática de leitura, organizados por nível de dificuldade. A maioria dos arquivos é gratuita e pode ser baixada sem cadastro, embora alguns peçam compartilhamento em redes sociais. O site é útil para estudantes e professores, mas é importante verificar os direitos autorais dos materiais disponíveis.

Site para estudo:

Tv5 Monde: É uma ferramenta que disponibiliza diversos materiais com temáticas atuais e uma abordagem repleta de dinamismos. Além das matérias em francês sobre as atualidades, também possui exercícios que compreendem todas as capacidades de aprendizagem da língua francesa.

Bibliothèque des Amériques: A “Bibliothèque des Amériques” é uma iniciativa do Centro de Francofonia das Américas (agência do governo de Quebec – Canadá) e oferece livros de autores franco-americanos, em vários gêneros literários, de forma gratuita e online. Além disso, a Bibliotéque oferece ajuda, por meio de sua área educacional, aos professores para a promoção de atividades do ensino-aprendizagem das práticas de leituras e escritas da língua francesa. Portanto, o professor pode levar a Bibliothèque des Ameriques para as salas de aula para inserir a Literatura francófona presente nas Américas, trabalhando os aspectos da língua falados acima.

Exercícios de Gramática e Vocabulário:

Français Facile: Français Facile oferece inúmeros exercícios que são separados de acordo com o nível de conhecimento da língua, e seu modo de ensinar é atrativo, uma vez que propõe a aprendizagem por meio de temas atuais e interessantes.

Língua: Lingua.com oferece exercícios interativos para praticar leitura e compreensão em francês e outros idiomas. Com textos adaptados por nível (iniciante a avançado), inclui questões de múltipla escolha com correção instantânea. Ideal para estudo autodirigido, o site é gratuito e acessível tanto no computador quanto em dispositivos móveis. Uma ferramenta prática para reforçar vocabulário e interpretação textual no seu próprio ritmo.

Podcast Français Facile: O “Podcast Français Facile” é uma plataforma digital que permite o estudante a construir os aspectos fonéticos de audição, compreensão oral e construção gramatical da língua francesa em diversos níveis. Portanto, é um site que pode auxiliar, por meio de áudios, o professor a complementar suas aulas por meio de exercícios que desenvolvam essas habilidades e competências.

Le Point du FLE: É uma plataforma online que contém exercícios separados por nível, o que facilita a busca muito bem organizada. Também classificam por competências e oferecem vídeos, áudios e listas de atividades. Todas essas ferramentas, em conjunto, contribuem para uma ótima aprendizagem do aluno.

L’alternative: A página da L’Alternative oferece uma variedade de cursos de francês online adaptados para diferentes níveis e objetivos. Entre as opções disponíveis, estão cursos de francês geral, que abrangem todos os níveis de proficiência, do A1 ao C2, com foco em gramática, vocabulário, compreensão oral e escrita, além de expressão verbal e escrita. O site contém uma parte gratuita que oferece explicações gramaticais de diferentes conteúdos, disponíveis para quem quiser acessá-los.

Prática para o DELF/DALF:

Certif Langues: É uma plataforma que visa oferecer certificação em idiomas por meio de
conteúdos que extimulam as habilidades orais e escritas. O francês é um dos
idiomas oferecidos pelo site.

Créditos da página: Ana Lice Nascimento Silva, Erick Lucio, Júlia Monforte Fernandes, Laís Crepaldi Henriques, Miriã Julia de Souza Dias e Nicolas Schreiner Tellaroli