Autoria: Larissa de Abreu Molon

Nível: A1

Objetivos:

  • Introduzir e praticar as preposições de países em francês.
  • Familiarizar os alunos com os nomes dos países em francês.
  • Desenvolver a habilidade de descrever localizações utilizando as preposições de países.

Tempo: 90 minutos.

Preparação: Imprimir folheto sobre informações pessoais e o exercício de compreensão e prática.

Materiais:

Etapa 1:

a) Saudar os alunos em francês (Salut, comment ça va?). b) Perguntar aos estudantes: “Qual a primeira coisa que nós geralmente fazemos quando nos matriculamos em algum curso ou queremos participar de um concurso, por exemplo?”. c) Depois de obter respostas, diga que preencherão o folheto de um concurso, cujo promete uma viagem fictícia para Lyon, com as suas informações pessoais. d) Ajude os alunos, individualmente ou em grupo, se for preciso. e) Pedir para que eles leiam as respostas. f) Corrigir na lousa ou oralmente.

Etapa 2: 

a) Explicar aos alunos que as preposições de países são usadas para indicar origem, destino, direção, entre outros. b) Apresentar os nomes dos países, juntamente de imagens ilustrativas, e suas preposições correspondentes. c)  Praticar a pronúncia dos nomes dos países em francês pedindo para os alunos repetirem depois do professor. d) Jogo: Associação de preposições com países (divida a turma em equipes. Mostre uma lista de países e peça aos alunos que associem cada país com sua preposição correspondente. Exemplo: “France” → “en France”, “Canada” → “au Canada”). e) Ajude os alunos, individualmente ou em grupo, se for preciso. f) Pedir para que eles leiam as respostas. g) Corrigir na lousa ou oralmente.

Etapa 3

a) Ler informações sobre alguns pontos turísticos da França no slide com o exercício cultural e pedir para eles tentarem adivinhar. b) Corrigir oralmente. c) Entregar o exercício de compreensão e prática impresso para os alunos (sem a resposta), a fim de praticar as preposições e os nomes dos países. d) Pedir para os alunos dizerem as respostas.

Etapa 4

a) Utilizar a última página do slide para simular situações de viagem, ou seja, dividir os alunos em grupos ou duplas e atribuir a cada um deles um cenário de viagem (por exemplo: comprando passagens de avião, pedindo informações turísticas, etc). Eles devem criar role-plays para treinar o conteúdo trabalhado e compartilhar curiosidades que eles saibam sobre alguns países.