Autoria: Júlia Vieira Silva Zolin

Nível: A1

Objetivos: 

  • Conhecer os verbos Être e Avoir 
  • praticar  e identificar esses verbos em outros contextos

Tempo: 60 minutos

Preparação: 

  • Preparar equipamento para apresentação do vídeo com a música apresentada nos materiais como anexo 
  • Imprimir uma cópia da letra da música completa para cada aluno

Materiais:

Etapa 1: 

a) O primeiro momento de início da aula saudar os alunos já com o vocabulário em francês (bonjour et comment ça va?). b) Após a apresentação, pergunta-se se algum aluno já possui conhecimento prévio sobre algum verbo em francês. c) Expor para os alunos o tema da aula será sobre os verbos être e avoir.

Etapa 2: 

a) Questionar se algum aluno sabe quais são os verbos correspondentes em português ao être e avoir. b) Em seguida, mostrar a tabela que indica os verbos e sua correspondência. c) Agora, será dado um passo muito importante que é mostrar a pronúncia para os alunos, ou seja, apresentar a parte fonética desses verbos e as devidas conjugações de acordo com cada pessoa do verbo. 

Etapa 3:

a) Após mostrar para o aluno os verbos e seus correspondentes em português, passamos agora para um processo de fixação, para isso o professor irá mostrar o vídeo anexado nos materiais, esse possui uma música que auxilia o processo de memorização dos verbos de acordo com a pessoa. b) Repetir a exibição do vídeo tantas vezes quanto o professor julgar necessário. c) Cantar a música do vídeo com os alunos, a fim de fomentar  a prática de pronúncia , a participação e motivação..

Etapa 4: 

a) Essa etapa tem como objetivo, principalmente, verificar o uso dos verbos em outras situações. Para tanto, será mostrado ao aluno a canção de Édith Piaf, La Vie En Rose e entregue a letra impressa. Mostrar a música a todo o grupo no datashow. b) Em seguida, pedir para que os alunos identifiquem os verbos trabalhados em sala na música. c) Trabalhar vocabulário da música, perguntar aos alunos o que eles compreenderam da música e, em seguida, traduzir na íntegra.

Etapa 5:

a) Para exercitar aquilo que foi passado na aula, sugere-se que o professor passe os exercícios presentes em anexo nos materiais de forma coletiva. b) Ler previamente o exercício com os alunos.  c) Pedir que os alunos sugiram qual a resposta certa em cada quadro e colocar a sugestão deles escrita. d) Fazer a correção, acentuando sempre o porquê da resposta do aluno não ser certa, caso ele tenha errado. e) Parabenizar os alunos pelo sucesso e o esforço realizando esses exercícios. 

Etapa 6

a) Finalizar a aula pedindo para que os alunos façam uma tabela estilizada dos verbos vistos em sala de aula.