Autoria: Júlia Vieira Silva Zolin
Nível: A1
Objetivos:
- Conhecer os verbos Être e Avoir
- praticar e identificar esses verbos em outros contextos
Tempo: 60 minutos
Preparação:
- Preparar equipamento para apresentação do vídeo com a música apresentada nos materiais como anexo
- Imprimir uma cópia da letra da música completa para cada aluno
Materiais:
- Anexo 1- música introdutória para a fixação dos verbos e o reconhecimento deles: Etre et Avoir – Sing In French (Official Sing Along)
- Slide apresentando os verbos a serem estudados e suas conjugações.
- Exercícios especiais être e avoir: Exercícios 2 – Le verb être (O verbo être)
- Tabela de verbos presente no material Francês Básico-Livro.pdf na página 16
Etapa 1:
a) O primeiro momento de início da aula saudar os alunos já com o vocabulário em francês (bonjour et comment ça va?). b) Após a apresentação, pergunta-se se algum aluno já possui conhecimento prévio sobre algum verbo em francês. c) Expor para os alunos o tema da aula será sobre os verbos être e avoir.
Etapa 2:
a) Questionar se algum aluno sabe quais são os verbos correspondentes em português ao être e avoir. b) Em seguida, mostrar a tabela que indica os verbos e sua correspondência. c) Agora, será dado um passo muito importante que é mostrar a pronúncia para os alunos, ou seja, apresentar a parte fonética desses verbos e as devidas conjugações de acordo com cada pessoa do verbo.
Etapa 3:
a) Após mostrar para o aluno os verbos e seus correspondentes em português, passamos agora para um processo de fixação, para isso o professor irá mostrar o vídeo anexado nos materiais, esse possui uma música que auxilia o processo de memorização dos verbos de acordo com a pessoa. b) Repetir a exibição do vídeo tantas vezes quanto o professor julgar necessário. c) Cantar a música do vídeo com os alunos, a fim de fomentar a prática de pronúncia , a participação e motivação..
Etapa 4:
a) Essa etapa tem como objetivo, principalmente, verificar o uso dos verbos em outras situações. Para tanto, será mostrado ao aluno a canção de Édith Piaf, La Vie En Rose e entregue a letra impressa. Mostrar a música a todo o grupo no datashow. b) Em seguida, pedir para que os alunos identifiquem os verbos trabalhados em sala na música. c) Trabalhar vocabulário da música, perguntar aos alunos o que eles compreenderam da música e, em seguida, traduzir na íntegra.
Etapa 5:
a) Para exercitar aquilo que foi passado na aula, sugere-se que o professor passe os exercícios presentes em anexo nos materiais de forma coletiva. b) Ler previamente o exercício com os alunos. c) Pedir que os alunos sugiram qual a resposta certa em cada quadro e colocar a sugestão deles escrita. d) Fazer a correção, acentuando sempre o porquê da resposta do aluno não ser certa, caso ele tenha errado. e) Parabenizar os alunos pelo sucesso e o esforço realizando esses exercícios.
Etapa 6
a) Finalizar a aula pedindo para que os alunos façam uma tabela estilizada dos verbos vistos em sala de aula.