Autoria: Maria Eduarda Gabriel Fogaça
Nível: A2
Objetivos:
- Praticar a escuta através de vídeos e áudio;
- Praticar a produção oral através da participação nas discussões propostas;
- Fixar o modo verbal L’imperatif.
Tempo: 2 horas
Materiais:
- Projetor audiovisual, lousa e caneta/giz;
- Videoclipe da música Je veux – Zaz;
- Vídeo do TikTok “l’argent résout des problèmes?”;
- Vídeo do TikTok “4 trucs pour être plus heureux”.
Etapa 1:
a) Inicia-se o trabalho recebendo e cumprimentando os alunos.
b) Apresenta-se as expressões centrais da aula: “le bonheur” (a felicidade) e “être heureux/heureuse” (ser feliz), escrevendo-as na lousa e perguntando aos alunos se as conhecem. Caso não conheçam, por meio de uma explicação dialogada, fazendo perguntas pontuais, busca-se fazer com que os próprios estudantes cheguem ao entendimento do que se trata o tema. c) Em seguida, inicia-se a discussão perguntando aos alunos o que eles consideram necessário para ser feliz.
d) Instiga-se, então, se os alunos acreditam que o dinheiro pode trazer felicidade. e) Depois, apresenta-se o vídeo do TikTok e tira-se quaisquer dúvidas acerca do vocabulário e conteúdo do material. f) Pergunta-se se a turma concorda ou discorda do que foi dito no vídeo, incentivando a argumentação.
Etapa 2
a) Agora, apresenta-se um posicionamento diferente daquele expresso no vídeo anterior, através da canção “Je veux”, da cantora Zaz. b) Após assistir ao videoclipe, lê-se a letra da música e tira-se dúvidas sobre seu significado.
c) Pergunta-se o que os alunos acharam da música, se gostaram, e se concordam com a perspectiva da cantora. d) Pede-se para que os alunos façam uma comparação entre a música e o vídeo visto anteriormente, o que difere nos dois pontos de vista apresentados e com qual eles concordam mais (se a turma for grande, pode-se pedir que realize a discussão em grupos). É interessante incentivar, aqui, uma reflexão que leve em conta também questões sociais, como de classe e raça, para a construção dos argumentos.
e) A partir da letra da música trabalhada, destaca-se para a sala os verbos conjugados no modo imperativo, perguntando se os alunos entendem o que querem dizer e a função que exercem naquele contexto. f) Realiza-se uma exposição sobre o tema gramatical do imperativo, explicando-se a natureza desse modo verbal e seu funcionamento.
Etapa 3
a) Após a exposição, apresenta-se o vídeo do TikTok, no qual a autora apresenta 4 “truques” para melhorar a saúde mental e ser mais feliz. Após a reprodução, retoma-se o que foi dito, esclarecendo eventuais dúvidas. b) Discute-se com a turma se eles concordam com as sugestões e se já realizam algum desses truques. c) Pede-se para que os alunos identifiquem o uso do imperativo no vídeo.
d) Como prática, pede-se que os alunos, seguindo o modelo do último vídeo apresentado, apresentem 2 truques para ser mais feliz, usando verbos no imperativo. Pode-se pedir que os alunos realizem a atividade em forma de texto ou vídeo (em formato TikTok), conforme seja mais viável.
Observações: Os vídeos do TikTok, quando reproduzidos no computador, possuem velocidade de reprodução alterável, podendo ser desacelerados caso haja dificuldade dos alunos em compreender as falas.