Autoria: Isabela Sales Cardia

Nível: A1

Objetivos:

  • praticar a compreensão oral e escrita a partir de materiais extras;
  • apresentar o vocabulário sobre os membros familiares; 
  • introduzir e exemplificar os adjetivos possessivos;
  • praticar o uso dos adjetivos possessivos.

Tempo: 90 minutos

Preparação: Preparar slides e selecionar um vídeo e um texto para relacionar com o conteúdo trabalhado. 

Materiais:

  • Anexo I – texto sobre os matrimônios de atuais políticos na França
  • Anexo II – descrição de uma foto de um casamento francês;
  • Anexo III – árvore genealógica com os membros da família em francês;
  • Anexo IV – exercícios para prática da gramática;
  • Anexo V – tabela com adjetivos possessivos em francês; 
  • Projetor audiovisual com slides apresentando o vocabulário e a parte teórica.

Etapa 1:

a) Iniciar cumprimentando os alunos em francês. b) Perguntar aos estudantes quais suas concepções prévias sobre o meio familiar francês. c) Após o questionamento, indagar se eles acreditam que os franceses – conhecidos por terem como capital “a cidade do amor” – possuem o desejo de formar famílias ou preferem viver mais sozinhos. 

Etapa 2:  a) Após tal interação, o professor irá realizar a leitura em conjunto dos alunos do texto “Les Couples d’État”, que traz algumas informações sobre casamentos de personalidades da política. b) Depois da leitura, tirar as dúvidas de vocabulários que existirem e verificar com os alunos se a percepção deles mudou ou continua a mesma. c) Compartilhar com os alunos a foto de um casamento francês e pontuar o fato de que, diferente dos casamentos brasileiros, eles acontecem nas prefeituras das cidades e costumam ser realizados pelos prefeitos. d) Adicionar a descrição da foto, feita pela noiva, destacando o tema da aula: os membros da família e os adjetivos possessivos em francês.

Anexo I: Texto desenvolvido pela professora.

Anexo II: Alcântara, 2018. Disponível em: https://www.brasileiraspelomundo.com/casamento-frances-cerimonia-civil-400881294. Texto desenvolvido pela professora.

Etapa 3

a) Apresentar uma árvore genealógica em francês, introduzindo assim os membros da família. b) Pedir que os alunos repitam as palavras após o professor, para que assim pratiquem a pronúncia e a fonética da língua. c) Retirar qualquer dúvida existente e acrescentar as palavras em língua francesa para “sobrinho (a)”, “madrasta”, “padrasto”, “meio-irmão” e “meia-irmã”. d) Propor um exercício de gramática pura para os alunos responderem e fixarem os adjetivos possessivos. Incentivar que leiam as respostas em voz alta para correção em conjunto. 

Anexo III: Caetano, 2014. Disponível em: https://salutfrancais.wordpress.com/2014/10/14/la-famille/.
Anexo IV: Exercícios desenvolvidos pela professora. 

Etapa 4

a) Em seguida, introduzir, à partir de uma tabela, os adjetivos possessivos em francês, lendo-os e pedindo que os alunos repitam para praticar sua enunciação. b) Diferenciar explicitamente quais adjetivos se usam nos casos de substantivos masculinos, femininos e plurais. c) Para tornar mais palpável, o professor deve apresentar exemplos falando sobre sua própria família. d) Incentivar que os alunos coloquem em prática, formulando oralmente ao menos uma frase que diga sobre suas respectivas famílias. Garantir que todos os alunos tentem produzir uma pequena sentença e que não haja dúvidas. 

Etapa 5

a) Finalizar a aula pedindo aos alunos que façam um parágrafo pequeno contando um pouco de seus familiares e/ou amigos, a fim de praticarem a escrita.