Autoria: Isabela Sales Cardia
Nível: A1
Objetivos:
- prática da leitura e interpretação de texto;
- apresentar e exemplificar os verbos utilizados para exprimir preferências;
- praticar e diferenciar a enunciação dos gostos na língua francesa;
Tempo: 60 minutos
Preparação: Preparar um texto, slides e um exercício para serem trabalhados com os alunos
Materiais:
Etapa 1:
a) Iniciar a aula cumprimentando os alunos utilizando a língua francesa, incentivando seu uso em sala. b) Na intenção de introduzir o assunto da aula em questão, questionar aos estudantes: Quand je dis “une chose que tu aimes”, quelle est la première chose que vous pensez? Et quand je dis “une chose que tu n’aimes pas”, vous pensez à quoi? Anotar suas respostas na lousa, na intenção de construir juntos um vocabulário, retirando as dúvidas que surgirem.
Etapa 2:
a) Apresentação e leitura de um texto, desenvolvido pela professora, sobre os gostos e preferências pessoais de alguém. b) Perguntar para os alunos o que eles gostam e o que eles não gostam, separando-os e elencando-os na lousa em duas listas diferentes. c) Retirar quaisquer dúvidas sobre vocabulário presente no texto. d) Destacar a maneira que ela utiliza-se para expressar o que ela gosta (j’aime, j’adore) e o que ela não gosta (je n’aime pas, je déteste).
Etapa 3
a) Apresentar o conteúdo teórico, primeiramente para explicitar o que gostamos: verbos aimer e adorer conjugados no presente. Uso de exemplos retirados do texto trabalhado. b) Apontar a presença do beaucoup, advérbio de intensidade que pode-se utilizar após o verbo para exprimir uma preferência maior. c) Explicitar que, na língua francesa, o verbo adorer indica um gosto maior e mais intenso que o verbo aimer, diferentemente do português. Deixar especificado que, apesar desse fator, quando se ama alguém, ainda indica-se o uso do verbo aimer. d) Em seguida, inserir como enunciar algo que não gostamos: verbo détester e formas negativas n’aimer pas e n’adorer pas. e) Mostrar a possibilidade do beaucoup também ser usado para intensificar frases negativas, retirando exemplos do texto visto em aula. f) Encerrar a parte teórica apontando nos slides que, após a conjugação dos verbos para exprimir gostos, pode utilizar-se tanto um substantivo quanto um verbo, porém este segundo em sua maneira infinitiva.
Etapa 4
a) Encerrar a aula com uma parte prática: aplicação de um exercício para que os alunos completem as lacunas para fixação do conteúdo teórico visto. b) Após a correção, pedir que os alunos explicitem coisas que eles gostam e coisas que eles não gostam, solicitando que compartilhem oralmente entre eles suas preferências.
Observações: Espera-se que os alunos já tenham trabalhado as formas negativas na língua francesa, assim como já tenham entrado em contato com certo vocabulário sobre atividades e lazer.