Autoria: Júlia Vieira Silva Zolin 

Nível: A2

Objetivos:

  • Conhecer os meios de transporte
  • Adequar as preposições equivalentes a utilização de cada meio de transporte
  • Expressar as maneiras que os alunos se locomovem no cotidiano

Tempo: 60 minutos

Preparação: 

  • Preparar equipamento para apresentação do vídeo e da imagem colocada em anexo
  • Imprimir uma cópia da tabela com os meios de transporte para cada aluno

Materiais:

Etapa 1:

a) Iniciar a aula cumprimentando os alunos já com o vocabulário em francês (bonjour et comment ça va?). b) Após a saudação, pergunte ao aluno como eles vieram até a aula hoje (enfatizar que se refere à movimentação da casa até a instituição em que se encontra). c) Em seguida, questione aos alunos sobre eles já terem assistido o filme Carros, produção da Disney, e, em seguida, pergunte se eles sabem como é o nome desse filme em francês.

Etapa 2:

a) Após os alunos responderem, o professor deverá ligar o projetor e apresentar o vídeo do trailer desse filme em francês (o link está anexado nos materiais). b) Nesse momento espera-se uma surpresa dos alunos em relação ao título do filme em francês e cabe ao professor explicar que podem existir diversas maneiras para expressar a mesma palavra em outro idioma. c) Perguntar ao aluno se ele sabe outra maneira de falar a palavra “carro” em francês”. d) Apresentar o tema da aula: meios de transporte, ou, les moyens de transport. 

Etapa 3:

a) Apresentar a tabela com os exemplos de meio de transporte e as preposições que devem ser usadas juntas a eles. b)  Reforçar o vocabulário e a fonética repetindo o que está escrito na tabela e pedindo para o aluno falar em voz alta junto com o professor. c) Perguntar se há algum meio de transporte que eles conhecem que não está na lista. Informar como se fala esse meio de transporte em francês e pedir para que eles anotem. 

Etapa 4: 

a) Após a realização dessa atividade, o professor deve partir para a prática do que foi apresentado em aula. Sugere-se que o professor projete o vídeo colocado em anexo e, caso a turma seja mais avançada, pode utilizar apenas o som do vídeo, sem as imagens. b) Repetir o vídeo quantas vezes achar necessário para a compreensão do aluno. c)  Por se tratar de um vídeo interativo, no qual o aluno tem total controle de escolha das questões abordadas no vídeo, o professor pode pausar de acordo com a execução, para dar mais tempo para os alunos pensarem. d) Conforme os alunos vão respondendo coletivamente as questões propostas no vídeo, o professor pode intermediar auxiliando os alunos e explicando a razão de uma alternativa ser a certa e não a outra. e) Ao final do processo, garantir que nenhum aluno tenha ficado com dúvidas. 

Etapa 5:

a) Finalizar a aula passando os exercícios presentes no anexo e, em caso de dúvidas do aluno, auxiliar.