Autoria: Maria Eduarda Gabriel Fogaça

• Apreender alguns dos principais cumprimentos em língua francesa;
  • Compreender a diferença entre o tratamento formal e informal (tu e vous);
  • Aprender a se apresentar em francês.

Tempo: 1 hora (60 min)

• Projetor com caixa de som;
  • Papéis e caneta;
  • Slideshow.

Cumprimenta-se a turma. Em seguida, explica-se quais conteúdos serão vistos na aula e questiona-se se os alunos já sabem algo a respeito e se já tiveram contato com tal vocabulário.

Apresenta-se um vídeo com crianças se apresentando (disponível no slideshow ou através deste link). Questiona-se o que os alunos conseguiram entender do vídeo e o que está acontecendo nele. Também pergunta-se onde e em que contexto foi gravado. Em seguida, lê-se a transcrição e discute-se o vídeo com os alunos, elucidando eventuais dúvidas que surgirem ao longo da leitura e da discussão.

Inicia-se a exposição das expressões utilizadas pelas crianças no vídeo e algumas outras maneiras de se cumprimentar. Explica-se os contextos de uso comuns a cada uma delas, evidenciando se podem ser utilizadas em ambientes formais ou informais. Expõe-se também a diferença entre a utilização dos pronomes tu e vous e alguns possíveis contextos para o uso de cada um deles. Durante essa explicação, é interessante trazer exemplos de frases e situações diversas (por exemplo: “tu est belle”, ao falar com uma amiga ou namorada; “voulez-vous boire quelque chose?”, um garçom perguntando aos clientes). Em seguida, ensina-se ao estudante como se apresentar, mostrando-lhe como perguntar e responder sobre informações básicas (seu nome, idade e local de origem). Executa-se um áudio (disponível no slideshow ou neste link) e pede-se para que os alunos identifiquem qual a situação em que o diálogo está ocorrendo e se ela é formal ou informal. Lê-se a transcrição do áudio e tira-se quaisquer dúvidas em relação ao seu conteúdo.

Divide-se a turma em duplas. Cada dupla sorteia um papel contendo uma situação para encenar (exemplo: “entrevista de emprego”, “conhecendo a sogra pela primeira vez”, “conhecendo um amigo de seu amigo”, etc.). Com isso, as duplas praticam as frases estudadas na etapa anterior, adequando o diálogo à situação sorteada.

Para finalizar, expõe-se as formas de se despedir, explicando o sentido e situações de uso possíveis de cada uma, e despede-se da classe utilizando essas expressões, incentivando os alunos a utilizá-las de volta.