Autoria: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro

Nível: A2

Objetivos:

  • Praticar a compreensão oral por meio de uma música;
  • Praticar a fala por meio da discussão sobre “erros bonitos”
  • Revisar formas de falar sobre o passado; 

Tempo: 120 minutos

Preparação:

  • Preparar as condições necessárias para a passagem do vídeo (música) selecionada;
  • Organizar as condições necessárias para a projeção de imagens sobre “erros bonitos”.

Materiais:

  • Projeção da frase selecionada para o início da aula (I wouldn’t take them back) e das imagens relacionadas aos erros bonitos, do Maroon 5 (ANEXO 1); 
  • Vídeo com a música Beautiful Mistakes

Etapa 1:

a) Inicia-se com o trabalho junto aos alunos indagando-se como eles/as estão. b) Depois, projeta-se a seguinte oração “I wouldn’t take’em back, I’m in love with the past”. c) Em seguida, questiona-se a turma sobre qual seria o contexto dessa frase e de onde ela teria sido tirada. Deixando-se um curto espaço de tempo para que, com pessoas próximas, os/as estudantes debatam esta questão. d) Posteriormente a esse debate inicial, ouve-se os/as estudantes. e) Após ouví-los, avisa-se que eles irão ouvir um áudio e devem conferir se suas respostas estão ou não adequadas. Além disso, devem, durante a passagem desse material, identificar a frase sobre qual dialogaram (“I wouldn’t take’em back. I’m in love with the past”). e) Após a escuta inicial, os/as estudantes possivelmente terão identificado o contexto da frase (uma música do Maroon 5) e o/a docente indagará qual deve ser o tema da música. f) Tendo a turma apontado o tema dos “erros bonitos”, indagar-se-a quais seriam palavras e expressões-chave da língua inglesa relacionadas ao tópico em questão. g) Conforme os/as alunas respondem, anota-se e projeta-se o conteúdo apresentado de forma que todos/as vejam.  

Etapa 2: 

a) Tendo em vista o tema evidenciado (erros bonitos), orienta-se o grupo de que eles ouvirão a música novamente e devem anotar o máximo de palavras possíveis a partir da letra dessa canção. b) Em seguida, toca-se o áudio novamente. Se necessário, pode-se tocá-lo novamente. c) Depois disso, explica-se que a turma realizará um caça-palavras no qual existem diferentes palavras da música em trabalho para serem encontradas. Em seguida, disponibiliza-se o caça palavras. d) Posteriormente à essa etapa, os/as alunos serão divididos em duplas para comparar seus achados. e) Ao final desta etapa, em conjunto, exibe-se a letra e o caça-palavras de maneira a corrigir a atividade em conjunto. 

Etapa 3

a) Após a correção da atividade, os/as estudantes devem ser convidados a cantar a música com o auxílio do vídeo de apresentação da letra (disponível do youtube) b) Após este momento, a turma deve ser orientada que, em grupos,  eles discutirão o que são erros bonitos e quais situações desse tipo eles já vivenciaram. c) Como aquecimento dessa atividade, exibe-se algumas imagens com “erros bonitos” (anexo 1) e discute-se, no grupo geral, se aqueles exemplos se configuram como situações dessa natureza. Ademais, nesse ponto, motiva-se a turma a utilizar as palavras e expressões com as quais trabalharam nesta aula.d) Separa-se o grupo em trios para o debate proposto. d) Após as discussões, solicita-se que um/a integrante de cada grupo faça uma breve exposição daquilo que foi discutido. e) Ao fim das atividades, conjuntamente, realiza-se um balanço dos conhecimentos construídos e orienta-se os/as discentes a buscarem outras músicas com letras no Youtube, Spotify, etc.