Autoria: Vitor Xavier Gonçalves; Maria Eduarda Rossi Ribeiro.

Nível: A1

Data: 16/08/2023

Objetivos:

  • Estabelecer um ambiente/relação confortável entre os professores e aprendizes;
  • Estabelecer vínculos entre o grupo discente;
  • Reconhecer a proficiência linguística prévia dos alunos.

Tempo: 1hr (Uma hora) a 1hr e 15 min (Uma hora e quinze minutos)

Materiais: 

  • Lousa e caneta; 
  • Representação visual das letras do alfabeto, em ordem.

Etapa 01 (30 – 40 minutos): 

Comece a aula apresentando-se e informando os objetivos da lição (apresentar o curso e a si mesmo) para os discentes. Depois dessa breve introdução, questione os aprendizes a respeito de seus nomes,  idades e interesses específicos (como suas disciplinas favoritas na escola e/ou seus hobbies e passatempos), em busca de melhor conhecer a turma e criar um ambiente agradável e receptivo para o compartilhamento de comentários e ideias. Nesse sentido, proponha uma atividade de aquecimento (Warm-Up) para que a classe compartilhe informações entre si e conheçam-se melhor. 

Como uma atividade de Warm-Up, pois, em duas etapas, peça para que os discentes preparem três/quatro sentenças (que sintam-se confortáveis de compartilhar) a respeito de si mesmos que não sejam de conhecimento dos colegas (uma falsa e o restante verdadeiro). As sentenças podem ser formuladas em português, mas, devem também ser traduzidas para o inglês – com o auxílio do(s) professor(es). Na segunda etapa da atividade, organize a turma em trios para que possam compartilhar suas sentenças – verdadeiras e falsas – entre si. O compartilhamento pode ser feito em português, no entanto, motive-os também a enunciar a versão em inglês de cada frase. O objetivo dos alunos nos trios, a partir da partilha de suas frases, será adivinhar qual das sentenças de seus colegas é falsa.

Etapa 02 (20 minutos):

Nesta etapa, apresente os objetivos e os conteúdos principais do curso a ser dado, de forma interativa, questionando aos discentes quais assuntos e temas mais são interessantes em suas opiniões (ainda dentro do escopo do curso/minicurso). Para tanto, utilize questionamentos como:

  • Como vocês sentem que mais aprendem? (Mais visualmente, auditivamente, cinestesicamente, etc.)
  • Como vocês gostam de aulas de inglês normalmente? Preferem que sejam interativas ou mais expositivas?
  • Vocês gostam de jogos e atividades em grupo?
  • Quais aspectos e práticas culturais – e de quais culturas – mais despertam seus interesses?
  • Vocês têm interesse em ver músicas e trechos de séries/filmes durante as aulas?

Etapa 03 (15 minutos):

Por último, proponha alguma atividade rápida de encerramento que teste o conhecimento linguístico, de vocabulário, dos aprendizes. Comece por rever o alfabeto e as letras do alfabeto dinamicamente com os discentes. Depois disso, em uma atividade, distribua os discentes em um círculo e instrua-os a expor vocábulos que conhecem seguindo a ordem alfabética. Cada aluno, então, sequencialmente, deve comentar uma palavra, seguindo a ordem do alfabeto (por exemplo: Airplane, Bee, Coconut, Dice, etc). Uma possibilidade para a atividade é que alguma música seja tocada e espontaneamente interrompida em algum momento aleatório da dinâmica. A música pode servir como uma forma de acelerar e cativar os alunos durante a execução da atividade, de forma que, quando parasse, o aluno da vez tomasse a responsabilidade falar a próxima palavra com mais pressa (como a brincadeira “Batata quente”/”Hot Potato”). A ideia é que, com a atividade, possa-se reconhecer o conhecimento de vocabulário prévio dos alunos.