Autoria: Vitor Xavier Gonçalves e Laura Ferri Pulgati;

Nível: A1;

Público-alvo: Público mais velho ou idoso;

Objetivos:

  • Apresentar os aprendizes entre si;
  • Reconhecer os repertórios/dificuldades linguístico-culturais dos discentes;
  • Apresentar alguns vocábulos específicos como curiosidade e introdução à língua.

Tempo: 1hr e 30min (Uma hora e trinta minutos);

Materiais:

Etapa 01 (Média de 30 a 40 min.):

Dê início ao encontro cumprimentando os alunos. Apresente-se para a turma e peça para que façam o mesmo, informando seus nomes, idades e, se possível, alguma curiosidade sobre si, como professor/a, você pode usar algumas palavras ou frases na língua alvo e oferecer suas traduções. Para os alunos, no entanto, não deve ser exigido, neste momento, o uso do inglês. 

Após esta breve introdução, comece a aula com uma dinâmica que promova uma socialização entre os estudantes. Para tanto, leve para a aula perguntas e questionamentos pessoais (em português e em inglês) escritos em folhas de papel partidas ao meio e agrupadas (formando uma esfera de papel). Na atividade, deve-se, a cada rodada, arremessar a esfera de papel a algum participante, o qual deve retirar dela uma lauda-pergunta para resposta. O ideal é que o(s) professor(es) comece(m) interpretando a primeira questão para exemplificar como a atividade deve ocorrer.

Ideias de perguntas: Icebreaker Questions.

Observação: Recomenda-se, também, que o professor escreva as questões na lousa, à medida em que elas aparecem na atividade, para que todos os alunos tenham acesso a sua forma escrita e possa tirar dúvidas em relação à estrutura, uso e significado.

Etapa 02 (Média de 20 min.):

Na segunda etapa da aula, com o tempo disponível da lição, toque o videoclipe da música “Eternal Flame”, interpretada pelo grupo The Bangles, ao menos duas vezes. Disponibilize no quadro da lousa, antes da canção tocar, perguntas como: “Quem está no videoclipe e canta a composição? Qual a mensagem da música? Para quem as artistas cantam?”. Esta canção pode ser caracterizada como um material que possui uma linguagem pouco ou nada complexa, simples, com bastantes sentenças conjugadas no presente. Além disso, possui bastante clareza em sua qualidade acústica, se comparada com seus instrumentos e melodia.

Etapa 03 (Média de 20 min.):

Por último, reproduza o Lyric Training da composição em seu modo mais simples, e auxilie a turma a preenchê-lo oralmente e conjuntamente. 
Observação: Distribua aos aprendizes um questionário (de autoria dos participantes do projeto Centro de Línguas e Formação de Professores (CLDP) em parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), sob orientação da prof. dra. Vivian Nádia Ribeiro de Moraes Caruzzo) para que respondam em casa, que indague sobre algumas informações suas, tais como: vivências; expectativas para com os professores e o curso; principais facilidades/dificuldades de aprendizagem; etc.