Autoria: William Gustavo Campoy Alves, Natália Luana Rocha
Nível: B1/B2 (QECR)
Público-alvo: Alunos de graduação e pós-graduação
Pré-requisitos:
- Present & Past tenses
- Reported speech
- Vocabulário sobre personality traits, feelings, careers e school subjects
Objetivos comunicativos e relacionais:
- Incentivar o diálogo e o compartilhamento de experiências que abordem o dilema entre desempenho acadêmico e saúde mental;
- Contribuir para a criação/manutenção de um ambiente salutar de ensino-aprendizagem, através de uma estrutura horizontal e comunicativa de condução das atividades;
- Aprofundar as relações entre os discentes, possibilitando a diminuição do filtro afetivo dos aprendizes;
Objetivos linguísticos:
- Rever diferenças semânticas, sintáticas e morfológicas entre os tempos verbais Past Simple & Present Perfect Simple a partir de atividades comunicativas contextualizadas e pertinentes ao público-alvo;
- Revisar e aprofundar vocabulários acerca de personality traits, feelings, careers e school subjects;
Apresentar e discutir conteúdos lexicais relacionados à saúde mental (anxiety, depression, coping strategies etc.) e aplicá-los diante do paradigma proposto para a aula, a saber, a dicotomia entre desempenho acadêmico e manutenção do bem-estar mental.
Preparação: Checar previamente as condições necessárias para a exibição do vídeo selecionado (internet, projetor, download, etc.), e para uso da plataforma da apresentação.
Materiais: Computador e projetor para reprodução dos slides e vídeo.
Tempo: 50 minutos
Etapa 1:
Inicia-se com o trabalho junto aos alunos em diferentes etapas:
- Aquecimento e levantamento de conhecimentos prévios: proposição de um bate-papo introdutório sobre experiências acadêmicas durante a infância e adolescência dos aprendizes (material anexo). Pretende-se com essa atividade a criação de um ambiente harmonioso e leve para a condução da aula, assim como levantar o conhecimento prévio dos alunos em relação a personality traits e ao uso do Past Simple Tense. Esta atividade pode ser adaptada para ser realizada em pares ou em grupos, dependendo do tamanho da turma – 10 min.
- Preparação do insumo e introdução lexical: apresentar e discutir terminologias relacionadas a mental disorders a partir de uma atividade coletiva, na qual os alunos deverão associar um substantivo relacionado a mental disorders à sua definição mais apropriada, segundo o APA’s (American Psychological Association) Dictionary of Psychology. Esta atividade tem por meta promover um primeiro contato com temas e termos essenciais para as discussões posteriores, assim como esclarecer aos aprendizes a direção desses debates, a saber, a dicotomia entre desempenho acadêmico e manutenção do bem-estar mental – 5 min.
Etapa 2:
- Apresenta-se o vídeo: Apresentar a TEDx Talk “Why Mental Health is Critical for Academic Success”, com a psicóloga escolar Lauren Parker, sem legenda (Closed Captions) até os 5 minutos e 30 segundos. Fazer uma pergunta mais general para a turma a fim de se avaliar a sua compreensão auditiva (listening), e engajar com os alunos mais confortáveis para responder em voz alta a partir da questão: “Como a oradora relaciona saúde mental e carreira acadêmica?” – 8 min.
- Aprofundamento: Passar o vídeo mais uma vez até, agora com legenda (Closed Captions), até o tempo marcado (aos 5 minutos e 30 segundos), e projetar as seguintes questões para que os alunos discutam, em dupla, e depois compartilhem suas considerações: – 15 min.
- According to the survey, how did the students feel? Describe.
- Why are students receiving treatment at school?
- How is counseling managed at school? Describe.
- Parker states that “mental health lies on a continuum from mental wellness to significant mental illness”. Can you describe how these impact students?
- The speaker shares a personal experience in order to illustrate how stress works in our brains. How have you understood it? Explain.
Etapa 3:
- Wrap up: uma última atividade para o uso do inglês em uma situação significativa de comunicação. Serão projetadas afirmações em que os alunos deverão classificar, de 0 a 10, de acordo com o quão verdadeiras elas são para eles, e compartilhar suas considerações com a turma. – 12 min.
- I would like to have more time to dedicate myself towards my research/career.
- I don’t have time to dedicate myself towards my relationships, interests and passions.
- There is room for a healthy, non-toxic workspace in academia in general.
- I have never had wellbeing issues related to my academic career in any way.
- I didn’t have the necessary tools to notice the conditions of mental health.
Observações: As afirmações projetadas servem de parâmetro para que a condução da conversação final se mantenha dentro do conteúdo proposto para a aula, e também para que os alunos vislumbrem o objetivo principal da aula, trabalhem dentro do tempo sugerido e levem os questionamentos para a vida.