Autoria: William Gustavo Campoy Alves, Natália Luana Rocha

Nível: B1/B2 (QECR)

Público-alvo: Alunos de graduação e pós-graduação

Pré-requisitos:

• Present & Past tenses
  • Reported speech
  • Vocabulário sobre personality traits, feelings, careers e school subjects

Objetivos comunicativos e relacionais:

• Incentivar o diálogo e o compartilhamento de experiências que abordem o dilema entre desempenho acadêmico e saúde mental;
  • Contribuir para a criação/manutenção de um ambiente salutar de ensino-aprendizagem, através de uma estrutura horizontal e comunicativa de condução das atividades;
  • Aprofundar as relações entre os discentes, possibilitando a diminuição do filtro afetivo dos aprendizes;

Objetivos linguísticos:

• Rever diferenças semânticas, sintáticas e morfológicas entre os tempos verbais Past Simple & Present Perfect Simple a partir de atividades comunicativas contextualizadas e pertinentes ao público-alvo;
  • Revisar e aprofundar vocabulários acerca de personality traits, feelings, careers e school subjects;

Apresentar e discutir conteúdos lexicais relacionados à saúde mental (anxiety, depression, coping strategies etc.) e aplicá-los diante do paradigma proposto para a aula, a saber, a dicotomia entre desempenho acadêmico e manutenção do bem-estar mental.

Preparação: Checar previamente as condições necessárias para a exibição do vídeo selecionado (internet, projetor, download, etc.), e para uso da plataforma da apresentação.

Materiais: Computador e projetor para reprodução dos slides e vídeo.

Tempo: 50 minutos

Inicia-se com o trabalho junto aos alunos em diferentes etapas:

1. Aquecimento e levantamento de conhecimentos prévios: proposição de um bate-papo introdutório sobre experiências acadêmicas durante a infância e adolescência dos aprendizes (material anexo). Pretende-se com essa atividade a criação de um ambiente harmonioso e leve para a condução da aula, assim como levantar o conhecimento prévio dos alunos em relação a personality traits e ao uso do Past Simple Tense. Esta atividade pode ser adaptada para ser realizada em pares ou em grupos, dependendo do tamanho da turma – 10 min.
  1. Preparação do insumo e introdução lexical: apresentar e discutir terminologias relacionadas a mental disorders a partir de uma atividade coletiva, na qual os alunos deverão associar um substantivo relacionado a mental disorders à sua definição mais apropriada, segundo o APA’s (American Psychological Association) Dictionary of Psychology. Esta atividade tem por meta promover um primeiro contato com temas e termos essenciais para as discussões posteriores, assim como esclarecer aos aprendizes a direção desses debates, a saber, a dicotomia entre desempenho acadêmico e manutenção do bem-estar mental – 5 min.

1. Apresenta-se o vídeo:  Apresentar a TEDx Talk “Why Mental Health is Critical for Academic Success”, com a psicóloga escolar Lauren Parker, sem legenda (Closed Captions) até os 5 minutos e 30 segundos. Fazer uma pergunta mais general para a turma a fim de se avaliar a sua compreensão auditiva (listening), e engajar com os alunos mais confortáveis para responder em voz alta a partir da questão: “Como a oradora relaciona saúde mental e carreira acadêmica?” – 8 min.
  1. Aprofundamento: Passar o vídeo mais uma vez até, agora com legenda (Closed Captions), até o tempo marcado (aos 5 minutos e 30 segundos), e projetar as seguintes questões para que os alunos discutam, em dupla, e depois compartilhem suas considerações: – 15 min.
  1. According to the survey, how did the students feel? Describe.
  1. Why are students receiving treatment at school?
  1. How is counseling managed at school? Describe.
  1. Parker states that “mental health lies on a continuum from mental wellness to significant mental illness”. Can you describe how these impact students?
  1. The speaker shares a personal experience in order to illustrate how stress works in our brains. How have you understood it? Explain.

• Wrap up: uma última atividade para o uso do inglês em uma situação significativa de comunicação. Serão projetadas afirmações em que os alunos deverão classificar, de 0 a 10, de acordo com o quão verdadeiras elas são para eles, e compartilhar suas considerações com a turma. – 12 min.
  1. I would like to have more time to dedicate myself towards my research/career.
  1. I don’t have time to dedicate myself towards my relationships, interests and passions.
  1. There is room for a healthy, non-toxic workspace in academia in general.
  1. I have never had wellbeing issues related to my academic career in any way.
  1. I didn’t have the necessary tools to notice the conditions of mental health.

Observações: As afirmações projetadas servem de parâmetro para que a condução da conversação final se mantenha dentro do conteúdo proposto para a aula, e também para que os alunos vislumbrem o objetivo principal da aula, trabalhem dentro do tempo sugerido e levem os questionamentos para a vida.