Autoria: Marina de Paulo Nascimento, Cibele Cecílio Faria Rozenfeld

Nível: B1

• Praticar a compreensão oral em relação a atividades no passado por meio de material audiovisual;
  • Praticar a expressão oral em relação a atividades no passado por meio de um material audiovisual;
  • Tempo: 90 minutos

Preparação:

• Criar uma lousa no Jamboard e compartilhar o link e a permissão de edição com as/os estudantes.
  • Organizar as condições necessárias para que os/as alunos, em sala, individualmente, acessem e utilizem o Jamboard

• Link do vídeo Kids Meet a 101 Year Old: https://www.youtube.com/watch?v=69HgC2KghBc
  • Perguntas a serem respondidas durante a aula (anexo)
  • Link do Jamboard que os estudantes utilizarão.

a) O/a docente receberá a turma e os cumprimentará. b) Depois, será solicitado que, em pares, os/as estudantes discutam as seguintes questões: Who is the oldest person you know? Which do you have in common? Se possível, as questões devem ser escritas na lousa ou projetadas. d)  Após a discussão do alunado, o/a professor ouvirá os/as estudantes sobre suas discussões e perguntará se eles/as conhecem muitas pessoas mais velhas e como é o seu contato com elas, se eles costumam conversar, etc. “Do you know many elderly people? How is your relationship with them? Are you used to talk to them? ; e) Posteriormente as respostas, o/a docente questionará quais palavras, expressões, etc. o grupo espera serem utilizadas quando o tema em questão (contato com pessoas idosas) é abordado “Which vocabulary, expressions, structures are possibly used when we consider this topic? Enquanto as respostas são fornecidas, elas serão anotadas no quadro ou projetadas. Se necessário, acrescentar-se-á aquelas que não forem mencionadas, sobretudo as que aparecerão durante o vídeo e durante a resolução dos exercícios. São exemplos: as formas de cumprimento e de apresentação, brinquedos e brincadeiras, palavras e estruturas relacionadas ao passado simples (Hello ; what ‘s your name; How old are you ; Where are you from ; I’m happy to meet you; Blocks, Tops, Marbles, Dolls ; Did you have/see/know/taught… ; Had, got, was, died…; A long time ago ; Old days ; Back then, etc.)

a) Na etapa seguinte, primeiramente, coloca-se o vídeo, ainda sem que os/as alunos vejam as perguntas a serem feitas. b) Depois de uma primeira visualização desse material audiovisual, as questões mais gerais (parte 1, anexo 1) serão anotadas ou projetadas e, depois, discutidas com todo o grupo. c) Em seguida, serão revisadas e/ou introduzidas questões a respeito do vocabulário, expressões, estruturas, etc. utilizadas/os durante o vídeo d) Posteriormente, será projetado o próximo bloco de perguntas (parte 2 – anexo 1). As questões serão lidas em conjunto com os estudantes. Posteriormente, eles/as serão separados em grupos menores para assistirem ao vídeo outra vez e, em seguida, discutirem as perguntas. e) Após a discussão, as respostas serão compartilhadas com a turma. f) Em um terceiro momento, apresentar-se-á as indagações relativas à parte 3 (anexo 1) e, nos mesmos grupos menores já separados, a turma deve discutir essas perguntas. Posteriormente à discussão, os/as estudantes socializarão as suas respostas com todo o grupo.

Etapa 3

a) Na etapa final, os/as estudantes, individualmente, acessarão uma lousa interativa no Jamboard, previamente preparada pelo/a professor/a e escreverão post-its sobre o que é, para eles/as, “the secret to living a long life”. Após todos terminarem, eles/as compartilharão com os/as colegas, em duplas, enquanto o/a docente circulará entre a sala para observar as interações e oferecer suporte em eventuais necessidades. Ao final da atividade, compartilharão com a turma aquilo que escreveram nos post-its e os porquês.

Observações: Este plano é ideal para revisar os modos de comunicação a respeito do “passado” em inglês, sobretudo, quando os/as estudantes já trabalharam com temas tais quais: “past simple”; “there was/were” e “used to”.