Autoria: Ruama Telles, Victória Coral Pavani e Yasmin Paiva
Nível: A1/A2
Público-Alvo: Adolescentes (entre 14 e 15 anos)
Objetivos:
● Ensinar o Simple Present Tense através da descrição de Daily Routine por meio de vídeos e exercícios;
● Aquisição de Daily Routine Vocabulary and Verbs através de exercícios e vídeos apresentados;
● Fixação acerca dos usos do Simple Present Tense;
● Prática do listening e speaking através de dinâmicas propostas pelas docentes;
● Prática da estruturação de frases simples para descrever suas próprias rotinas diárias;
● Interação entre alunos e professores em sala de aula.
Tempo: 60 minutos.
Preparação:
● Preparação de slides para a execução da aula;
● Reservar o datashow e equipamento de som;
● Imprimir folha de exercício de acordo com a quantidade de alunos.
Materiais:
● Datashow e equipamento de som para exibição de slides e vídeo didático;
● Internet;
● Folha de exercícios para fixação do Simple Present e Daily Routine Vocabulary;
● Giz e lousa.
Etapa 1:
No início da aula será realizado um Warm-Up. As docentes pedirão aos alunos que compartilhem algumas atividades que fazem parte de sua rotina diária em português. Em seguida, as professoras deverão introduzir o vocabulário em inglês relacionado às atividades compartilhadas pelos alunos, escrevendo as palavras no quadro, e indicando a pronúncia correta de cada uma delas. Esta parte da aula é predominantemente dinâmica. É importante que haja interações entre alunos e professoras, proporcionando um ambiente acolhedor aos alunos e, consequentemente, um ambiente propício ao aprendizado.
Etapa 2:
Em seguida ao Warm-up, será realizada a parte expositiva da aula, que caracteriza-se pela apresentação de um vídeo curto em Inglês intitulado “My daily routine. English for beginners A1-A2. How I spend my day”, presente no Youtube, o qual retrata a rotina diária de uma pessoa. Nesta etapa, as docentes irão orientar os alunos a prestarem atenção nas frases e verbos utilizados no vídeo, além de solicitar que eles tomem nota destes. Após a apresentação do vídeo, as professoras solicitarão que os alunos que se manifestem, dizendo as frases e/ou verbos sobre rotina diária que conseguiram anotar em relação ao vídeo, e em sequência elas irão anotar as respostas dos discentes na lousa. Nesta etapa, o aluno terá a oportunidade de reforçar e ampliar seu vocabulário.
Etapa 3
Em seguida, a etapa 3 da aula, que será expositiva e dinâmica, caracteriza-se pela apresentação do conteúdo gramatical, que é o Simple Present Tense. As professoras irão apresentar o conteúdo sobre o tempo verbal Simple Present através de slides, com o auxílio de um projetor, dando ênfase na conjugação dos verbos na forma afirmativa do Simple Present. Em seguida, os alunos e docentes irão conjugar os verbos listados anteriormente e postos na lousa acerca do vídeo.
Dessa forma, será realizada a associação da elaboração do Simple Present com a construção de frases descritivas do cotidiano, assim como suas outras características. O material utilizado como referência será a English Grammar in use
(1994). Esse tempo verbal será apresentado para que os alunos possam fazer a atividade proposta na etapa 4.
Etapa 4
Após o Warm-up e as partes expositivas do conteúdo gramatical Simple Present Tense e seus usos, a etapa 4 visa sistematizar o conteúdo inicial proposto aos alunos através de uma atividade individual (anexo 1) que possui como tema Daily Routine e Simple Present, a qual será distribuída de forma impressa para cada aluno. A atividade será realizada em sala, e, dessa forma, objetiva-se observar a compreensão por parte dos alunos acerca do assunto gramatical exposto em aula.
Por fim, é no momento de correção das atividades – a qual poderá ser realizada pelas professoras posteriormente (em sala ou em casa, a depender do tempo) – que as docentes devem se atentar ao que foi apresentado como resposta às atividades pelos alunos e lhes fornecer um feedback. Cabe também, nesta etapa, que as professoras façam indicações de outros conteúdos, como vídeos, sites, aplicativos ou atividades que estimulem os alunos a reverem sobre o assunto apresentado e realizado em aula.
Observações:
● Recomendação de aplicativos para os alunos: Duolingo, Wlingua, BBC Learning English, LingQ.
● Recomendações de sites para a realização de exercícios sobre Daily Routine e Simple Present: https://www.englishexercises.org/, https://www.perfect-english-grammar.com/grammar-exercises.html e https://agendaweb.org/.
REFERÊNCIAS
MURPHY , Raymond. English Grammar in Use. 2. ed. [S. l.]: Cambridge University Press, 1994.
HABLA MANANA. My daily routine. ENGLISH FOR BEGINNERS A1-A2. How I spend my day. Youtube, 2019. 1 vídeo (2 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L31ExXwlsVc.
ANEXOS
Anexo 1
Disponível em: https://docs.google.com/document/d/18dqfxCLMe-NMvyPqxA7TCUpgqLUh357KsLN bEitOx3s/edit?usp=sharing