Autoria: Giovanna Palauro Silva e Marina de Paulo Nascimento
Nível: C1
Objetivos:
- Falar sobre os desenvolvimentos em inteligência artificial;
- Expandir o vocabulário relacionado à tecnologia.
Tempo: 60 minutos
Preparação: Organizar as condições necessárias para a exibição do vídeo (projetor, televisão ou o link do vídeo para os alunos/as assistirem em casa).
Materiais:
- Vídeo disponibilizado no YouTube. Artificial Intelligence & the Future – Rise of AI (Elon Musk, Bill Gates, Sundar Pichai)|Simplilearn
- Lousa com giz ou canetão.
Etapa 1:
a) Inicia-se o trabalho questionando como os/as estudantes estão. b) Em seguida, o educador escreve na lousa “Artificial Intelligence” e inicia uma discussão com a turma. O educador pergunta: What does artificial mean? How is artificial intelligence different from human intelligence? How is AI already used to help humans? What might be a problem with AI? Does the idea of AI scare you, worry you? Why? c) O professor projeta o vídeo e os alunos assistem em silêncio. Estimula-se a discussão acerca do vídeo e pergunta-se se os alunos ainda têm preocupações em relação à AIs.
Etapa 2:
a) Introduza o seguinte vocabulário aos alunos e peça para que eles repitam as palavras. Lembre-se de elucidar quaisquer dúvidas que possam surgir.
Artificial Intelligence (AI) | Beta version | Chatbot | Facial recognition |
Computer-generated speech | Computer translation | Image recognition | Operating Sistem (OS) |
Virtual assistant | Voice activation | Voice recognition | Working prototype |
Text to speech |
b) O professor pede aos alunos que classifiquem este vocabulário em Home computers; Smartphones; Airport security; App development; Social Media. As respostas podem variar de acordo com a interpretação individual dos alunos, por isso, peça para que eles comparem suas respostas com as de um colega e justifiquem-nas.
Etapa 3:
a) Peça aos alunos que assistam novamente o vídeo indicado nos materiais. Selecione algumas frases do vídeo que utilizam o Future Perfect e o Future Continuous e peça aos alunos que explicitem as diferenças e semelhanças entre as duas frases. Introduza o Future Perfect e o Future Continuous. Explique que estes tempos verbais são utilizados para descrever situações e hipóteses do futuro. O Future Perfect é utilizado para ações que estarão completas antes de um tempo determinado no futuro, exemplo: chatbots will have replaced humans in call centers by the end of the next decade. Já o Future Continuous é utilizado para ações que estão em progresso em um tempo determinado do futuro. Por exemplo: I’ll be having conversations with my computer instead of having them with my friends in the near future. b) Após a explicação, pede-se que os alunos criem frases utilizando o vocabulário aprendido em conjunto com as estruturas gramaticais aprendidas.
Etapa 4:
a) Hora da conversação! O professor pede aos alunos que listem todos os aparelhos eletrônicos que possuem em casa e pensem em como cada item facilita o dia a dia dos alunos. Como esses aparelhos estarão daqui 10 anos? Será que eles ainda serão utilizados da mesma maneira que são hoje?