Autoria: Giovanna Palauro Silva e Marina de Paulo Nascimento

Nível: C1

Objetivos:

  • Falar sobre os desenvolvimentos em inteligência artificial;
  • Expandir o vocabulário relacionado à tecnologia.

Tempo: 60 minutos

Preparação: Organizar as condições necessárias para a exibição do vídeo (projetor, televisão ou o link  do vídeo para os alunos/as assistirem em casa).

Materiais:

Etapa 1:

a) Inicia-se o trabalho questionando como os/as estudantes estão. b) Em seguida, o educador escreve na lousa “Artificial Intelligence” e inicia uma discussão com a turma. O educador pergunta: What does artificial mean? How is artificial intelligence different from human intelligence? How is AI already used to help humans? What might be a problem with AI? Does the idea of AI scare you, worry you? Why? c) O professor projeta o vídeo e os alunos assistem em silêncio. Estimula-se a discussão acerca do vídeo e pergunta-se se os alunos ainda têm preocupações em relação à AIs. 

Etapa 2:

a) Introduza o seguinte vocabulário aos alunos e peça para que eles repitam as palavras. Lembre-se de elucidar quaisquer dúvidas que possam surgir.  

Artificial Intelligence (AI)Beta versionChatbotFacial recognition
Computer-generated speechComputer translationImage recognitionOperating Sistem (OS)
Virtual assistantVoice activationVoice recognitionWorking prototype
Text to speech

b) O professor pede aos alunos que classifiquem este vocabulário em Home computers; Smartphones; Airport security; App development; Social Media. As respostas podem variar de acordo com a interpretação individual dos alunos, por isso, peça para que eles comparem suas respostas com as de um colega e justifiquem-nas.

Etapa 3:

a) Peça aos alunos que assistam novamente o vídeo indicado nos materiais. Selecione algumas frases do vídeo que utilizam o Future Perfect e o Future Continuous e peça aos alunos que explicitem as diferenças e semelhanças entre as duas frases. Introduza o Future Perfect e o Future Continuous. Explique que estes tempos verbais são utilizados para descrever situações e hipóteses do futuro. O Future Perfect é utilizado para ações que estarão completas antes de um tempo determinado no futuro, exemplo: chatbots will have replaced humans in call centers by the end of the next decade. Já o Future Continuous é utilizado para ações que estão em progresso em um tempo determinado do futuro. Por exemplo: I’ll be having conversations with my computer instead of having them with my friends in the near future. b) Após a explicação, pede-se que os alunos criem frases utilizando o vocabulário aprendido em conjunto com as estruturas gramaticais aprendidas. 

Etapa 4: 

a) Hora da conversação! O professor pede aos alunos que listem todos os aparelhos eletrônicos que possuem em casa e pensem em como cada item facilita o dia a dia dos alunos. Como esses aparelhos estarão daqui 10 anos? Será que eles ainda serão utilizados da mesma maneira que são hoje?