Autoria: Marina de Paulo Nascimento, Pietra França Del Bello e Giovanna Palauro Silva
Nível: B1
Objetivos:
- Praticar a compreensão oral por intermédio de um vídeo do Ted Talks;
- Praticar a fala por meio de um debate sobre as questões relacionadas a um vídeo do Ted Talks;
- Praticar a fala por meio da discussão sobre a vida e a fortuna de celebridades;
- Revisar formas de falar números grandes;
Tempo: 60 minutos
Preparação:
- Organizar as condições necessárias para a exibição do vídeo selecionado (internet, projetor, download, etc.)
Materiais:
- Vídeo “Does money make you mean?”, do Ted talks
- Apresentação de slides com a dinâmica relativa ao vídeo.
Etapa 1:
a) Inicia-se o trabalho questionando como os/as estudantes estão. b) Depois, indaga-se se eles/as gostam de dinheiro. E como eles/as se comportariam se tivessem muito dinheiro. b) Enquanto eles/as falam, anota-se as palavras-chave de forma que todo o grupo veja. c) Depois disso, explica-se que um vídeo relacionado à dinheiro e comportamento seria exibido.
Etapa 2:
a) Apresenta-se o vídeo. Se necessário, repete-se a exibição. b) Em seguida, projeta-se a apresentação de slides, seguindo para a citação tirada do vídeo. c) Peça que algum/a estudante que se sinta confortável, leia a afirmação. d) Em seguida, peça para que eles/as, em duplas, discutam a afirmação lida. e) Depois da discussão, convide o grupo a compartilhar as ideias discutidas com seus pares com o grande grupo. f) Em seguida, conjuntamente com a apresentação de slides, questione-os/as sobre se eles/as acreditaram nas perguntas apresentadas no vídeo e suas respectivas justificativas. g) Logo após, também com auxílio da apresentação, indague-os sobre as celebridades: se elas ganham muito dinheiro, se merecem todo o dinheiro que recebem e o que fazem com o dinheiro que têm. h) Depois de ouví-los/as, exiba os slides sobre as diferentes personalidades e as formas como algumas gastam seu dinheiro (Bono, Lady Gaga, Madonna). Peça que aqueles/as que se sentirem confortáveis leiam os slides. i) Após todas as leituras, se necessário, revise as pronúncias, sobretudo de palavras ainda pouco conhecidas. j) Posteriormente, exiba a pergunta seguinte dos slides e questione-os/as se, após obterem as informações sobre as celebridades, eles/as mudaram de opinião.
Etapa 3
a) Posteriormente, apresente os slides nos quais estão os nomes de celebridades ricas e peça que, em duplas, eles/as discutam e elenquem, dentre as cinco personalidades, daquela que recebe mais dinheiro (1) à que recebe menos (5) anualmente, formando um top 5. Ademais, incentive-os/as a darem justifica e dê exemplos (this person is the 5th, because she posts a lot of advertises; this other is the 4th, because she has a lot of concerts every year, etc.). b) Dito isso, exemplifique a dinâmica por meio do seguinte ranking:
Exemplo:
- Rihanna
- Jay Z
- Beyoncé
- Leonardo DiCaprio
- Angelina Jolie
c) Depois que a turma cumprir a atividade, volte ao grande grupo e pergunte quem eles/as definiram como a pessoa que ganha menos dinheiro, (5) na quinta posição do ranking, e assim sucessivamente, até alcançar a número (1). d) Enquanto pergunta sobre essas definições, motive-os/as a dar justificativas específicas. (lançam muitas músicas, fazem muita publicidade, etc.) e) Após as resoluções, faça um fechamento com a revisão de novas palavras, expressões, pronúncias, etc. aprendidas e incentive os/as estudantes a buscarem mais informações em inglês sobre essas celebridades, de modo a praticarem esse idioma-alvo.
Observações: As informações sobre as pessoas mais ricas foram organizadas em relação ao ranking proposto, levando-se em conta as celebridades mais ricas no momento de elaboração do plano. Assim sendo, cabe avaliar quais personalidades chamaram mais a atenção de um dado grupo e os valores atuais de suas fortunas anualmente, naquele momento da mediação.