Autoria: Marina de Paulo Nascimento
Nível: B
Objetivos:
- Discutir sobre experiências relacionadas a locais conhecidos e/ou frequentados pelos/as estudantes.
- Utilizar o Present Perfect para conversar sobre experiências locais.
Tempo: 90 minutos
Materiais:
- Apresentação de slides (pen-drive/e-mail).
- Cartões postais impressos, feitos no Word, a partir de fotos dos locais apontados pelos/as estudantes.
- Dicionários de inglês (virtuais e/ou físicos).
Preparação:
Anteriormente à aula, peça que os/as estudantes que:
- Pesquisem, em grupos, “qual a principal forma de conversar (perguntar, responder, fazer afirmações) sobre experiências em inglês” e, se necessário, dê alguns exemplos em português:
– Você já comeu a coxinha do bar do José?
– Eu já andei de skate na Praça da União.
b) A partir dessa forma de expressão (Present Perfect) que eles pesquisarão, solicite que construam perguntas e afirmações relacionadas às experiências vivenciadas em seus bairros e/ou cidades análogas aos exemplos abaixo:
– I have eaten coxinhas in Bueno de Andrada
– I have walked at Parque Pinheirinho
– Have you ever bought anything at Jaraguá shopping?
– Have you ever drank a coke at Bar do Zinho?
c) Anteriormente ao próximo encontro, enviem essas perguntas e afirmações sobre experiências ao/à docente. d) Antes da aula, organize uma apresentação de slides (modelo anexo 1) com as perguntas e afirmações recebidas dos/as estudantes. Se necessário, adapte-as de modo a enquadrá-las no uso do Present Perfect para retratar experiências. e) Depois disso, utilize as mesmas imagens para fazer os cartões postais (modelo anexo 2).
Etapa 1:
a – Questione os/as estudantes sobre qual atividade eles/as realizaram antes da aula. b – Peça para que comentem o que encontraram nas buscas e, com a ajuda oral deles/as, escreva alguns exemplos de perguntas e afirmações com o uso do Present Perfect na lousa e/ou as projete.
Etapa 2:
a – Apresente os slides e, aos poucos, peça que diferentes estudantes perguntem e respondam sobre os exemplos em apresentação, mas utilizando as suas respostas pessoais acerca dos temas. b – Ao longo das interações, dê suporte oral e visual aos estudantes. Além disso, em conjunto com o grupo, integre outros exemplos que perpassem lugares conhecidos por eles/as.
Exemplos:
- If it was OutBack, how would be the sentence?
- Se fosse a OutBack, como ficaria a frase?
c – A partir dos exemplos lidos e criados pelos/com o grupo, pergunte, de forma a sumarizar, como se faz para perguntar, responder e afirmar informações relacionadas a experiências em inglês. d – Após ouvi-los, explique/revise que esta forma de uso da língua é chamada de Present Perfect e que ela funciona com o uso de have + verb in the v.p.p (verb in the past.participle.).e – Por meio dos slides, apresente um cartão postal (modelo anexo 3) no qual exista uma mensagem com o uso do Present Perfect. f – Questione os estudantes sobre de qual gênero textual se trata e quais elementos o compõem (vocativo, mensagem, endereço, etc). g – Peça que eles criem exemplos análogos e compartilhem uns com os outros e com a professora. h– Se necessário, aponte as adequações linguísticas e contextuais necessárias.
Etapa 3
a – Forneça os cartões postais elaborados a partir das fotos dos lugares abordados pelos/as alunos/as nos exemplos enviados para ao/à docente antes da aula. b – Peça que eles escrevam os cartões de forma análoga à de preparação anterior, escolhendo: um amigo/a que more longe para perguntar/comentar sobre a experiência em um determinado lugar.
Observações:
– É ideal que os cartões fiquem com o mesmo tamanho. Para tanto, no Word, vá em formatar e ajuste as dimensões (sugestão: 10 cm X 15 cm – modelo anexo 4).
– Se possível, com uma caneta, desenhe o formato de um cartão postal no verso das fotos impressas (sugestão e orientação em modelo anexo 3/4).
– Site sugeridos para acessar a lista de verbos irregulares: https://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/irregulares1.php
c – Se preciso (em função do tempo), peça para que eles/as tragam os cartões postais prontos e apresentem na próxima aula. Outra possibilidade é a troca de cartões entre os/as próprios/as estudantes da turma.