Autoria: Marina de Paulo Nascimento

Nível: B

Objetivos:

  • Discutir sobre experiências relacionadas a locais conhecidos e/ou frequentados pelos/as estudantes.
  • Utilizar o Present Perfect para conversar sobre experiências locais. 

Tempo: 90 minutos

Materiais:

  • Apresentação de slides (pen-drive/e-mail).
  • Cartões postais impressos, feitos no Word, a partir de fotos dos locais apontados pelos/as estudantes.
  • Dicionários de inglês (virtuais e/ou físicos).

Preparação:

Anteriormente à aula, peça que os/as estudantes que: 

  1. Pesquisem, em grupos, “qual a principal forma de conversar (perguntar, responder, fazer afirmações) sobre experiências em inglês” e, se necessário, dê alguns exemplos em português: 

– Você já comeu a coxinha do bar do José? 

– Eu já andei de skate na Praça da União. 

b)  A partir dessa forma de expressão (Present Perfect) que eles pesquisarão, solicite que construam perguntas e afirmações relacionadas às experiências vivenciadas em seus bairros e/ou cidades análogas aos exemplos abaixo: 

– I have eaten coxinhas in Bueno de Andrada

– I have walked at Parque Pinheirinho

– Have you ever bought anything at Jaraguá shopping?

– Have you ever drank a coke at Bar do Zinho?

c) Anteriormente ao próximo encontro, enviem essas perguntas e afirmações sobre experiências ao/à docente. d) Antes da aula, organize uma apresentação de slides (modelo anexo 1) com as perguntas e afirmações recebidas dos/as estudantes.                       Se necessário, adapte-as de modo a enquadrá-las no uso do Present Perfect para retratar experiências. e) Depois disso, utilize as mesmas imagens para fazer os cartões postais (modelo anexo 2).

Etapa 1:

a – Questione os/as estudantes sobre qual atividade eles/as realizaram antes da aula.                             b – Peça para que comentem o que encontraram nas buscas e, com a ajuda oral deles/as, escreva alguns exemplos de perguntas e afirmações com o uso do Present Perfect na lousa e/ou as projete. 

Etapa 2: 

a –  Apresente os slides e, aos poucos, peça que diferentes estudantes perguntem e respondam sobre os exemplos em apresentação, mas utilizando as suas respostas pessoais acerca dos temas. b – Ao longo das interações, dê suporte oral e visual aos estudantes.  Além disso, em conjunto com o grupo, integre outros exemplos que perpassem lugares conhecidos por eles/as.

Exemplos:   

  • If it was OutBack, how would be the sentence? 
  • Se fosse a OutBack, como ficaria a frase?

c – A partir dos exemplos lidos e criados pelos/com o grupo, pergunte, de forma a sumarizar, como se faz para perguntar, responder e afirmar informações relacionadas a experiências em inglês.  d – Após ouvi-los, explique/revise que esta forma de uso da língua é chamada de Present Perfect e que ela funciona com o uso de have + verb in the v.p.p (verb in the past.participle.).e – Por meio dos slides, apresente um cartão postal (modelo anexo 3) no qual exista uma mensagem com o uso do Present Perfect.  f – Questione os estudantes sobre de qual gênero textual se trata e quais elementos o compõem (vocativo, mensagem, endereço, etc). g – Peça que eles criem exemplos análogos e compartilhem uns com os outros e com a professora. h– Se necessário, aponte as adequações linguísticas e contextuais necessárias.

Etapa 3

a – Forneça os cartões postais elaborados a partir das fotos dos lugares abordados pelos/as alunos/as nos exemplos enviados para ao/à docente antes da aula.  b – Peça que eles escrevam os cartões de forma análoga à de preparação anterior, escolhendo: um amigo/a que more longe para perguntar/comentar sobre a experiência em um determinado lugar. 

Observações: 

– É ideal que os cartões fiquem com o mesmo tamanho. Para tanto, no Word, vá em formatar e ajuste as dimensões (sugestão: 10 cm X 15 cm – modelo anexo 4). 

– Se possível, com uma caneta, desenhe o formato de um cartão postal no verso das fotos impressas (sugestão e orientação em modelo anexo 3/4). 

– Site sugeridos para acessar a lista de verbos irregulares: https://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/irregulares1.php

c – Se preciso (em função do tempo), peça para que eles/as tragam os cartões postais prontos e apresentem na próxima aula.  Outra possibilidade é a troca de cartões entre os/as próprios/as estudantes da turma.