Autoria: Giovanna Palauro Silva e Marina de Paulo Nascimento

Nível: A1

Objetivos:

  • Aprender a falar sobre a família por intermédio do vídeo e de outros recursos apresentados. 
  • Praticar a fala por meio de perguntas curtas sobre a família.

Tempo: 120 minutos

Preparação:

  • Organizar as condições necessárias para a exibição do vídeo (projetor, televisão ou o link  do vídeo para os alunos/as assistirem em casa).
  • Imprimir 1 cópia do anexo 1 para cada aluno/a.

Materiais:

https://create.kahoot.it/share/duplicate-of-family-members/29c004a3-ea9e-409e-a107-72d5e86eb4a7

Etapa 1:

a) Inicia-se o trabalho questionando como os/as estudantes estão. b) Em seguida, pergunta-se se os/as alunos/as possuem irmãos/ãs. Pergunta-se se eles/as sabem falar as palavras irmão e irmã em inglês. c) Pergunta-se ainda, com quem eles/as moram. As respostas provavelmente serão “com meus pais”; “com meus irmãos e minha mãe”, “avós”, etc. d) Revela-se para a turma que o tema da aula será sobre família. 

Etapa 2: 

a) Pergunta-se quais palavras relacionadas à família os alunos já conhecem e anota-se tais palavras na lousa. b) Indaga-se aos alunos se eles já assistiram ao filme Encanto da Disney e explica-se que eles assistirão um vídeo de uma música que é cantada no respectivo filme. c) Exibe-se o vídeo e pede-se para os alunos tomarem nota de todas as palavras relacionadas à família que eles escutarem. É fundamental que eles identifiquem as palavras mom, dad, cousin, sister.

Etapa 3:

a) Pede-se aos alunos que leiam as palavras que identificaram na música. Em seguida, pergunta-se à eles o que compreenderam do vídeo mostrado. A fim de garantir uma aula mais dinâmica e descontraída, explicita-se detalhes engraçados do vídeo, como a velocidade com que a personagem começa a falar ao final da canção. b) Pergunta-se ao alunos se eles indicaram algumas palavras em espanhol na música relacionadas à família. Não tem problema se eles não as identificarem, uma vez que a aula é de língua inglesa. Se as palavras não forem identificadas, o educador pode evidenciá-las na lousa: abuela e tia. c) Em seguida, pergunta-se aos alunos se eles conhecem estas duas palavras em inglês. Independentemente da resposta, anota-se a tradução para o inglês ao lado das palavras em espanhol. d) Para finalizar esta etapa, pede-se aos alunos que repitam todas as novas palavras aprendidas até o momento. 

Etapa 4: 

a) Exibe-se o slide com a foto da árvore genealógica da família Madrigal e entrega-se uma cópia da figura para cada um dos/as estudantes. b)  Pede-se para que eles/as identifiquem a personagem Mirabel. Em seguida, solicita–se que identifiquem as sisters da Mirabel e escrevam a palavra sister ao lado do rostinho delas. O mesmo é feito com grandmother, aunt, cousin, mom e dad. c) Ensina-se as palavras uncle, grandfather e brother aos alunos. A última pode ser relacionada ao reality show Big Brother Brasil. d) Solicita-se que eles/as identifiquem os personal mens que representam as duas novas palavras aprendidas e repitam o procedimento de anotação anterior. 

Etapa 5:

a) Tendo aprendido as palavras básicas que compõem o léxico relacionado à família, solicita-se que cada um/a do grupo faça um desenho da sua própria árvore genealógica. Encoraje-os à desenhar todos os membros da família, não apenas aqueles/as com os quais residem. b) Pede-se que eles/as identifiquem em inglês quem são os membros da família desenhados.

Etapa 6:

a) Após o término do desenho, pede-se aos alunos/as que se sentem em duplas.              b) Explica-se, na lousa, a pergunta “Who is this?” e a resposta “This is my ____.” Pede-se que repitam estas expressões e solicita-se que apontem para um membro da família desenhado pela dupla e utilizem a questão para descobrir quem é. O/a outro/a integrante da dupla responde a pergunta seguindo o modelo de resposta apresentado. 

Etapa 7:

a) Para finalizar a aula, joga-se um quiz interativo sobre membros da família, enfocando-se o léxico trabalhado durante a aula.