Autoria: Profa. Andreza Soares de Oliveira

Atualizado por Pedro Marinelli de Carvalho

Nível: B1

Objetivos:

  • Introduzir e exercitar por meio da conversação o emprego do Simple Past em histórias;
  • Exercitar a capacidade dos alunos de ouvir e compreender falantes em séries de TV.

Materiais:

  • Projetor para exibir as questões no corpo do texto, também é possível imprimi-las;
  • Projetor ou outra forma de exibir o trecho de Family Ties: https://youtu.be/oTjn9iFnn9Q.

Etapa 1

Inicie apresentando algumas palavras aos alunos, perguntando se eles conhecem o significado de cada uma: pact; to disobey; to grunt; to lecture; to deny; to defy; to be fed up; to dismiss. Em seguida passe a seguinte cena de Family Ties: https://youtu.be/oTjn9iFnn9Q. Responda oralmente às perguntas com os alunos:

  1. What is happening in the scene?
  2. Who are these people?
  3.  What were the two girls at the beginning of the scene doing before the boy arrived?
  4. What had the boy’s mother done that made him so angry? 

Respondidas as perguntas, peça para que cada aluno descreva Alex usando os termos aprendidos anteriormente. 

Etapa 2

Leia para a sala a frase que foi tirada do vídeo e peça a eles para que respondam as perguntas a seguir: “You cancelled out dinner plans that I had made.” 

  1. Which action happened first: cancelling out dinner plans or planning them?
  2. What is the structure of the second sentence? 
  3. From the sentence and your answers to the previous questions, do you have any idea of when we use this structure? 

Essa é a deixa para explicar o Past Perfect. Após explicar o conteúdo gramatical, peça para que os alunos preencham as frases a seguir com os verbos em parêntese conjugados no tempo correto.

  1. Jack (live)  in Boston for six years before he (move)  to New York.
  2. The purple car (cross)  the street after the lights (turn)  red.
  3. When Will (try)  to ring us, we (leave / already)  the house.
  4. After Joanna (finish)  her presentation, we (ask)  our questions.
  5. On his first day at the driving school, she (be)  very nervous because she (drive / not)  a car before.

Etapa 3

Peça para que os alunos se reúnam em grupos (ou duplas, se você observar que isso faz com que as conversações fluam melhor), e que perguntem uns aos outros o seguinte:

  1. Como você descreveria a si mesmo em relação à sua família? 
  2. Quem é o mais divertido entre seus primos/irmãos?
  3. Quem é o queridinho de todos os tios e avós?

A proposta é que cada um faça a pergunta na língua inglesa da maneira que achar melhor, e a resposta deve ser acompanhada de uma história que retrate bem o que o aluno está querendo dizer. A história deve conter o Past Perfect, a fim de fixar o conteúdo gramatical por meio da conversação no uso livre.