Autoria: Profa. Andreza Soares de Oliveira
Atualizado por Pedro Marinelli de Carvalho
Nível: B1
Objetivos:
- Introduzir e exercitar por meio da conversação o emprego do Simple Past em histórias;
- Exercitar a capacidade dos alunos de ouvir e compreender falantes em séries de TV.
Materiais:
- Projetor para exibir as questões no corpo do texto, também é possível imprimi-las;
- Projetor ou outra forma de exibir o trecho de Family Ties: https://youtu.be/oTjn9iFnn9Q.
Etapa 1
Inicie apresentando algumas palavras aos alunos, perguntando se eles conhecem o significado de cada uma: pact; to disobey; to grunt; to lecture; to deny; to defy; to be fed up; to dismiss. Em seguida passe a seguinte cena de Family Ties: https://youtu.be/oTjn9iFnn9Q. Responda oralmente às perguntas com os alunos:
- What is happening in the scene?
- Who are these people?
- What were the two girls at the beginning of the scene doing before the boy arrived?
- What had the boy’s mother done that made him so angry?
Respondidas as perguntas, peça para que cada aluno descreva Alex usando os termos aprendidos anteriormente.
Etapa 2
Leia para a sala a frase que foi tirada do vídeo e peça a eles para que respondam as perguntas a seguir: “You cancelled out dinner plans that I had made.”
- Which action happened first: cancelling out dinner plans or planning them?
- What is the structure of the second sentence?
- From the sentence and your answers to the previous questions, do you have any idea of when we use this structure?
Essa é a deixa para explicar o Past Perfect. Após explicar o conteúdo gramatical, peça para que os alunos preencham as frases a seguir com os verbos em parêntese conjugados no tempo correto.
- Jack (live) in Boston for six years before he (move) to New York.
- The purple car (cross) the street after the lights (turn) red.
- When Will (try) to ring us, we (leave / already) the house.
- After Joanna (finish) her presentation, we (ask) our questions.
- On his first day at the driving school, she (be) very nervous because she (drive / not) a car before.
Etapa 3
Peça para que os alunos se reúnam em grupos (ou duplas, se você observar que isso faz com que as conversações fluam melhor), e que perguntem uns aos outros o seguinte:
- Como você descreveria a si mesmo em relação à sua família?
- Quem é o mais divertido entre seus primos/irmãos?
- Quem é o queridinho de todos os tios e avós?
A proposta é que cada um faça a pergunta na língua inglesa da maneira que achar melhor, e a resposta deve ser acompanhada de uma história que retrate bem o que o aluno está querendo dizer. A história deve conter o Past Perfect, a fim de fixar o conteúdo gramatical por meio da conversação no uso livre.