Autoria: Giovanna Palauro  

               Marina de Paulo 

Nível: C1

Objetivos:

  • Praticar a leitura por meio de respostas a perguntas relativas a uma matéria  sobre a Geração Z.; 
  • Praticar a capacidade de síntese por meio da escrita de notas a respeito de diferentes gerações em  um mural do Padlet ;
  • Praticar a fala por meio do comentário sobre diferentes gerações ; 
  • Utilizar palavras e expressões relacionadas à características das diferentes gerações (Millenials, X, etc.) para escrever notas e comentar notas em um mural do padlet;

Tempo: 90 minutos.

Preparação: 

Anteriormente à aula, o/a docente compartilhará o texto com a turma e separará grupos para, em conjunto, previamente, lerem e discutirem as questões em outros espaços ( casas, biblioteca, etc).
Solicitará que os/as estudantes anotem e criem exemplos a partir das palavras aprendidas em relação ao tema.

Materiais:

  • Perguntas relativas ao texto:               “On the Cusp of Adulthood and Facing an Uncertain Future: What We Know About Gen Z So Far”(Anexo 1) para serem fornecidas aos grupos anteriormente à aula.
  • Link Padlet com o mural já criado para que os/as estudantes escrevam (exemplo anexo 1b). 

Objetivos:

  • Praticar a leitura por meio de respostas a perguntas relativas a uma matéria  sobre a Geração Z.; 
  • Praticar a capacidade de síntese por meio da escrita de notas a respeito de diferentes gerações em  um mural do Padlet ;
  • Praticar a fala por meio do comentário sobre diferentes gerações ; 
  • Utilizar palavras e expressões relacionadas à características das diferentes gerações (Millenials, X, etc.) para escrever notas e comentar notas em um mural do padlet;
  • Tempo: 90 minutos
  • Preparação: 

Anteriormente à aula, o/a docente compartilhará o texto com a turma e separará grupos para, em conjunto, previamente, lerem e discutirem as questões em outros espaços ( casas, biblioteca, etc). 

Solicitará que os/as estudantes anotem e criem exemplos a partir das palavras aprendidas em relação ao tema.

Materiais:

  • Perguntas relativas ao texto:               “On the Cusp of Adulthood and Facing an Uncertain Future: What We Know About Gen Z So Far”(Anexo 1) para serem fornecidas aos grupos anteriormente à aula.
  • Link Padlet com o mural já criado para que os/as estudantes escrevam (exemplo anexo 1b). 

Etapa 1:

a) Após cumprimentar o grupo, o/a professor/a questionará os/as estudantes sobre o que deveria ser feito antes da aula. b) Após ouvir as respostas, o/a docente perguntará qual é a temática do texto e quais palavras eles/as conheciam ou não a respeito dessa temática (Geração Z e outras gerações). c) Em seguida, o/a professor/a pedirá que eles/as anotem os exemplos de usos relativos às novas palavras aprendidas no quadro ou, se possível, as projetem por meio do Google Docs.  

Etapa 2: 

a) Na segunda etapa, o/a professor explicará que as questões previamente discutidas pelos grupos  serão questionadas e respondidas pelas equipes, com o respectivo apoio do/a docente: um grupo pergunta para o outro até que todas as equipes tenham perguntado e respondido e não existam mais perguntas.b) Somente após as instruções, o/a docente solicitará que a turma se divida nos respectivos grupos e comece a responder às questões. 

Etapa 3

a) Na terceira etapa, o/a professor acessará o padlet já preenchido pelos/as alunos/as e pedirá que cada um comente a nota que escreveu, utilizando o material visual apenas como um apoio, não como um suporte à leitura em voz alta.

Observações: Em aulas menores (60 minutos), o professor pode reorganizar o plano, deixando, por exemplo, apenas a atividade de leitura e discussão, adaptando sua utilização para o uso livre. É importante, na medida do possível, esclarecer aos/às estudantes as relações entre as etapas propostas, tendo em vista mediar uma aprendizagem bem contextualizada e significativa. Se desejar, o/a professor/a escreve um exemplo de nota para que os/as alunos tenham um modelo prévio para a realização da atividade.