Autoria: Giovanna Palauro
Marina de Paulo
Nível: C1
Objetivos:
- Praticar a leitura por meio de respostas a perguntas relativas a uma matéria sobre a Geração Z.;
- Praticar a capacidade de síntese por meio da escrita de notas a respeito de diferentes gerações em um mural do Padlet ;
- Praticar a fala por meio do comentário sobre diferentes gerações ;
- Utilizar palavras e expressões relacionadas à características das diferentes gerações (Millenials, X, etc.) para escrever notas e comentar notas em um mural do padlet;
Tempo: 90 minutos.
Preparação:
Anteriormente à aula, o/a docente compartilhará o texto com a turma e separará grupos para, em conjunto, previamente, lerem e discutirem as questões em outros espaços ( casas, biblioteca, etc).
Solicitará que os/as estudantes anotem e criem exemplos a partir das palavras aprendidas em relação ao tema.
Materiais:
- Texto “On the Cusp of Adulthood and Facing an Uncertain Future: What We Know About Gen Z So Far” Link: https://www.pewresearch.org/social-trends/2020/05/14/on-the-cusp-of-adulthood-and-facing-an-uncertain-future-what-we-know-about-gen-z-so-far-2/
- Perguntas relativas ao texto: “On the Cusp of Adulthood and Facing an Uncertain Future: What We Know About Gen Z So Far”. (Anexo 1) para serem fornecidas aos grupos anteriormente à aula.
- Link Padlet com o mural já criado para que os/as estudantes escrevam (exemplo anexo 1b).
Objetivos:
- Praticar a leitura por meio de respostas a perguntas relativas a uma matéria sobre a Geração Z.;
- Praticar a capacidade de síntese por meio da escrita de notas a respeito de diferentes gerações em um mural do Padlet ;
- Praticar a fala por meio do comentário sobre diferentes gerações ;
- Utilizar palavras e expressões relacionadas à características das diferentes gerações (Millenials, X, etc.) para escrever notas e comentar notas em um mural do padlet;
- Tempo: 90 minutos
- Preparação:
Anteriormente à aula, o/a docente compartilhará o texto com a turma e separará grupos para, em conjunto, previamente, lerem e discutirem as questões em outros espaços ( casas, biblioteca, etc).
Solicitará que os/as estudantes anotem e criem exemplos a partir das palavras aprendidas em relação ao tema.
Materiais:
- Texto “On the Cusp of Adulthood and Facing an Uncertain Future: What We Know About Gen Z So Far” Link: https://www.pewresearch.org/social-trends/2020/05/14/on-the-cusp-of-adulthood-and-facing-an-uncertain-future-what-we-know-about-gen-z-so-far-2/
- Perguntas relativas ao texto: “On the Cusp of Adulthood and Facing an Uncertain Future: What We Know About Gen Z So Far”. (Anexo 1) para serem fornecidas aos grupos anteriormente à aula.
- Link Padlet com o mural já criado para que os/as estudantes escrevam (exemplo anexo 1b).
Etapa 1:
a) Após cumprimentar o grupo, o/a professor/a questionará os/as estudantes sobre o que deveria ser feito antes da aula. b) Após ouvir as respostas, o/a docente perguntará qual é a temática do texto e quais palavras eles/as conheciam ou não a respeito dessa temática (Geração Z e outras gerações). c) Em seguida, o/a professor/a pedirá que eles/as anotem os exemplos de usos relativos às novas palavras aprendidas no quadro ou, se possível, as projetem por meio do Google Docs.
Etapa 2:
a) Na segunda etapa, o/a professor explicará que as questões previamente discutidas pelos grupos serão questionadas e respondidas pelas equipes, com o respectivo apoio do/a docente: um grupo pergunta para o outro até que todas as equipes tenham perguntado e respondido e não existam mais perguntas.b) Somente após as instruções, o/a docente solicitará que a turma se divida nos respectivos grupos e comece a responder às questões.
Etapa 3
a) Na terceira etapa, o/a professor acessará o padlet já preenchido pelos/as alunos/as e pedirá que cada um comente a nota que escreveu, utilizando o material visual apenas como um apoio, não como um suporte à leitura em voz alta.
Observações: Em aulas menores (60 minutos), o professor pode reorganizar o plano, deixando, por exemplo, apenas a atividade de leitura e discussão, adaptando sua utilização para o uso livre. É importante, na medida do possível, esclarecer aos/às estudantes as relações entre as etapas propostas, tendo em vista mediar uma aprendizagem bem contextualizada e significativa. Se desejar, o/a professor/a escreve um exemplo de nota para que os/as alunos tenham um modelo prévio para a realização da atividade.