Autoria: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro

Nível: C1

Objetivos:

  • Exercitar a compreensão oral por meio  de vídeos sobre a Geração Z;
  • Exercitar a fala por intermédio da discussão de perguntas relacionadas a vídeos sobre a Geração Z

Tempo: 120 minutos

Preparação: 

  • Pedir que a turma assista aos vídeos selecionados antes de 
  • Organizar as condições necessárias para exibir os vídeos selecionados (projetor, sala de vídeo, internet, etc.) 

Materiais:

  • Vídeo 1: “Generation Z – Who are we?” Link: https://youtu.be/abxMT7HJIT8P
  • Vídeo 2:How Generation Z Will Change The World According To Experts | TIME”                                   Link: https://youtu.be/nFaEPe6T_m4

Etapa 1:

  1. Inicia-se a aula questionando como os/as alunos estão. b) Depois questiona-se eles/as 1 – sabem algo sobre as diferentes gerações de pessoas e o que eles/as sabem sobre essas gerações.  c) Enquanto isso, deve-se anotar palavras-chave relacionadas ao tema em abordagem. 

Etapa 2: 

a) Neste segundo momento, projeta-se as perguntas a serem discutidas em relação aos vídeos. b) Pede-se aos/às estudantes que se sentirem confortáveis que as leiam e, depois das leituras, revisa-se a pronúncias e sentidos dessas questões. c) Em seguida, exibe-se os vídeos. Se necessário, eles devem ser apresentados novamente. d) Posteriormente, separa-se a turma em grupos para discutir as questões. 

Etapa 3

a) Nesta terceira etapa, deve-se discutir, com a turma toda, a resposta das perguntas recém trabalhadas. b) Depois da discussão sobre as indagações, questione-os/as sobre quais seriam as outras gerações e suas respectivas características. c) À medida que eles/as respondem, anote as palavras de todos que possam ver. d) Em seguida, peça que, em casa, cada um sobre as outras gerações e decida uma para defender no debate que será realizado na próxima aula. e) Sugira materiais de pesquisa para que eles realizem seus estudos. f) No próximo encontro, divida os/as estudantes de acordo com suas escolhas.  h) Em conjunto com o grupo, defina quais serão as regras do evento (turnos e tempo de fala, etc) g) Anote as regras no quadro e dê início às discussões.  h) Se possível, convide jurados/as para decidir quem ganhou com base nas regras pré-estabelecidas. i) Com o grupo, realize um fechamento do evento. Pautando-se na revisão conjunta do vocabulário, formas de expressão, argumentação e comportamento apreendidas durante os encontros. 

Observações: 

As aulas devem ser adaptadas relativamente aos recursos disponíveis e aos contextos de realização.