Autoria: Bruna Karen do Prado, Giovana dos Santos Lins, Sara Noemi Guedes e Vitor Magalhães Dias.

Nível: B1/B2.

Público-alvo: adolescentes/adultos

Objetivos:

  • Relembrar as especificidades gramaticais relacionadas a Reported Speech;
  • Abordar a mudança de tempo/espaço em Reported Speech;
  • Conhecer vocabulário relacionado a advérbios de tempo/data;
  • Pratiar a habilidade de fala com o tema abordado.

Tempo: 50 minutos.

Preparação: O conteúdo gramatical já deve ter sido apresentado anteriormente. Garantir o funcionamento dos materiais abaixo.

Materiais:

  • Lousa e pincel/giz;
  • Projetor;
  • Trecho do vídeo “Reported Speech (Discurso Indireto) – Inglês – Fábio Vasques – Instantâneo” (Anexo 1)
  • Atividade gramatical impressa (Anexo 2)
  • Papéis com as perguntas para sorteio. (Anexo 3)

Etapa 1:

          Inicia-se a aula estabelecendo uma boa comunicação entre os alunos e o professor, a fim de que os estudantes possam se sentir mais confortáveis com o ambiente de ensino e com a situação de aprendizagem. Após, faz-se uma revisão acerca do conteúdo abordado em aulas anteriores, pedindo à classe que se recorde e compartilhe a função do Reported Speech e os possíveis contextos comunicativos em que esse tipo de discurso aparece, com exemplos relacionados ao seu cotidiano. Então, a partir de tais exemplos e de outros trazidos, se necessário, pelo professor, recorda-se com os estudantes as estruturas gramaticais empregadas no ato de reportar, a fim de que sejam preparados para a problematização da próxima etapa.

Etapa 2:

          A partir da revisão apresentada acima, traz-se duas orações que contenham o uso de advérbios dêiticos (eu, aqui e agora), sendo uma das orações formulada no discurso direto e outra no indireto – esta última, sem a alteração apropriada do advérbio. Posteriormente, pede-se que os alunos identifiquem as inadequações discursivas da estrutura oracional não alterada, para que, instintivamente e com mediação do professor, eles entendam a dissonância comunicativa dos elementos adverbiais em relação à situação de enunciação. Em um terceiro momento, faz-se a exposição dos advérbios supracitados associado ao conteúdo de Reported Speech, explicando as diferenças linguísticas e comunicativas que essas alterações imprimem no entendimento do discurso, com o auxílio do vídeo “Reported Speech (Discurso Indireto) – Inglês – Fábio Vasques – Instantâneo” (Anexo 1) 2:45 – 3:20. Para a fixação do conteúdo, será realizada uma breve atividade gramatical (Anexo 2), considerando as questões de uso controlado da língua-alvo.

Etapa 3

          A fim de utilizar a língua-alvo, então, em situações comunicativas, propõe-se uma atividade (Anexo 3) de speaking. Em trios, os alunos deverão retirar, em sorteio, pedaços de papel com perguntas sobre seu dia a dia; estas guiarão a atividade e estarão em diferentes tempos verbais, com diferentes advérbios dêiticos. Os alunos, assim, deverão fazer a pergunta sorteada a um dos integrantes do grupo, e, então, reportar a resposta dada ao outro integrante, fazendo as mudanças apropriadas, conforme estudado em sala.

Antes dos estudantes realizarem a atividade em seus respectivos grupos, ocorrerá uma rodada de teste com a participação do professor e da sala toda em conjunto, dessa forma será realizada uma revisão prática que também contribuirá para o entendimento de como se dará a atividade. Caso necessário, poderão ocorrer outras rodadas de teste, até que seja entendido o funcionamento da atividade.

Durante o exercício, o professor atuará como mediador, monitorando o desempenho e sanando as possíveis dúvidas dos alunos. Por fim, os trios compartilharão suas experiências com o restante da classe e com o professor, e este retomará o conteúdo estudado e relacionará com as experiências adquiridas na realização das atividades.

Anexo 1

Vídeo no YouTube: Reported Speech (Discurso Indireto) – Inglês – Fábio Vasques – Instantâneo. Instantâneo Aulas. [S. l.: s. n.], 2015. 1 vídeo (7 minutos). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=slZgb2xN99M>. Acesso em 04 jul. 2023.

Anexo 2

Atividade Gramatical

Miley was talking with John during the break between their classes

ー So, Miley, what are your plans for the college break next month?

ー I was just talking about this with my family this morning. I think I will go on a trip with them.

ー Seriously? It sounds awesome, where are you going?

ー We are going to visit my grandparents in New York. How about you? Any plans?

ー I will spend a week at the camp. I’m buying my tent tomorrow. I’m terrified with the idea of living with the bugs in the forest for a week though .

ー Don’t be afraid, I think it will be a great experience for you!

———-

Imagine you are Miley or John and a third person approaches you and asks what the two of you were talking about. How would you report what was said?