Autoria: Vitor Xavier Gonçalves; Maria Eduarda Rossi Ribeiro.
Nível: A1
Data: 13/09/2023
Público-Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II
Objetivos:
- Revisar os pronomes interrogativos e seus respectivos usos;
- Praticar competências comunicativas em situações de apresentações;
- Praticar habilidades de escuta (listening) e fala (speaking).
Tempo: 1h 15 min (Uma hora e quinze minutos)
Materiais:
- Slideshow;
- Folhas sulfite contendo fichas;
- Recipiente(s) pequeno(s) para o armazenamento das fichas;
- Lousa e caneta/giz.
Preparação: Antes da aula, imprima e recorte as folhas sulfite contendo fichas que constem nomes, nacionalidades, meses e idades. Separe as fichas entre suas categorias e as insira em um recipiente pequeno para sorteio.
Etapa 01:
Comece a aula cumprimentando os discentes e questionando-os como passaram desde o(s) último(s) encontro(s). Conte a presença dos alunos e deixe também este momento da aula para sanar quaisquer dúvidas trazidas pelos discentes. Após esse clima de acolhimento e esclarecimento, em um círculo, dialogue com os aprendizes sobre o que foi visto anteriormente na unidade didática (o que deve ser melhor desenvolvido na próxima etapa), dando espaço para que estes compartilhem suas impressões dos temas abordados anteriormente. Esta etapa pode conter uma média de quinze a vinte minutos.
Etapa 02:
Nesta etapa, apresente por meio dos slides, detalhadamente, os conteúdos linguístico-comunicativos vistos a priori, enfocando as conjugações e regras gramaticais que possam haver deixado mais dúvidas. Nesse momento, é produtivo começar a apresentação de cada subtópico gramatical questionando aos discentes o que recordam do tema e quais suas principais práticas e situações de uso. Apresente e pratique conjuntamente com a turma, também, seguindo os slides, novos vocabulários e expressões que podem ser comumente utilizadas nas situações trabalhadas (Greetings). Do mesmo modo, para apresentar os novos vocabulários, dialogue sobre quais são os já conhecidos pelos aprendizes e recorra, assim, ao conhecimento prévio linguístico-comunicativo da turma. Esta etapa deve conter uma média de vinte minutos.
Etapa 03:
Por último e tomando o maior tempo da lição, divida a turma em grupos de três a quatro pessoas. Para cada grupo, distribua quatro recipientes contendo, separadamente, em cada um, nome, idade, país de nascença/nacionalidade, e mês de aniversário. Cada aluno deve, pois, retirar de cada um dos quatro recipientes, uma ficha (totalizando quatro fichas diferentes para cada aluno). Com isso, os aprendizes devem planejar uma cena de apresentação (Greetings) com base nos personagens que suas fichas construíram. Enfatize a importância da cena ocorrer em algum ambiente onde a introdução de personagens é possível e busque, junto com a turma, a maior verossimilhança possível. Dê para cada grupo vinte minutos, distribuídos entre a criação da cena e sua respectiva prática. A apresentação das cenas produzidas podem ser uma boa estratégia para o compartilhamento de conhecimentos comunicativos, da mesma forma que pode estimular a reflexão acerca da importância e aplicabilidade do tema (Greetings) estudado; portanto, para esta parte, disponibilize mais vinte minutos da aula.
Observações: Dê preferência para a formação de grupos que não compartilham do mesmo ciclo, visando uma prática de uso livre, no contexto de apresentações, mais verossímil. No entanto, dê, ainda, liberdade para turmas mais tímidas e que não estão confortáveis ainda, escolherem seus grupos.
Para turmas com apenas um aluno, pratique e encene com ele a atividade de Role Play, não havendo, nesse cenário, a necessidade do uso das fichas para a criação de personagens. Ao invés disso, proponha que um defina as características do personagem do outro (professor e aprendiz).