Autoria: Vitor Xavier Gonçalves; Maria Eduarda Rossi Ribeiro.
Nível: A1.
Objetivos:
- Revisar o uso de vocabulários relacionados a comidas;
- Aprender a solicitar alimentos em estabelecimentos/restaurantes;
- Compreender o uso do verbo modal may;
- Compreender o uso do verbo to have conjugado no futuro;
- Praticar os conhecimentos apreendidos por meio de um role-play.
Etapa 01 (Média de 30 minutos)
Comece a aula cumprimentando os alunos e perguntando como têm passado. Recapitule também, nesse momento da aula, quaisquer conteúdos vistos no(s) encontro(s) anterior(es). A partir dessa introdução, apresente um exemplo prototípico de diálogo entre um cliente e um atendente de um estabelecimento que forneça comidas (contido no slideshow) e tire possíveis dúvidas de vocabulário e organização de sentença.
Em um segundo instante, mas ainda através do diálogo, introduza, engajando com os discentes, que a utilização do verbo modal may, tal como um item gramatical que não requer o uso do auxiliar do em estruturas negativas e em questionamentos (da mesma forma como exemplifica o diálogo dos slides). Através dessas discussões a respeito do uso do may, apresente o verbo como uma importante ferramenta comunicativa para fazer requerimentos de maneira cortês em situações comunicativas formais.
A partir das discussões sobre sobre o verbo modal may e de seus devidos esclarecimentos, parta para o diálogo, ainda através dos slides, da cena da série Friends e, como alternativa ao uso de may, apresente o verbo no I will have (to have conjugado no futuro) para fazer pedidos. Destaque essas informações linguístico-comunicativas a partir das percepções e habilidades dos próprios discentes, questionando-os, no segundo diálogo, o que substituiu o uso do verbo may.
Debata com a sala, após isso, as possíveis implicaturas semânticas que o uso de cada um desses verbos (may e will have) contém. Questione, dando espaço para a opinião dos discentes, sobre o tom educado do may e o senso de dever em comparação com poder (verbo can), dialogue também sobre o fator impositivo do verbo to have no futuro (I will have!) de forma mais incisiva mas ainda assim não grosseira.
Etapa 02 (60 minutos):
Divida a sala em grupos menores e auxilie os alunos de cada equipe na elaboração de um restaurante que contenha ao menos: nome; cardápio; especialidades da casa; informações de quais refeições são servidas e de horário de abertura/fechamento. Em um segundo instante, organize os grupos para que se revezem entre si na interpretação dos papéis (atendentes e clientes). Observe de perto os diálogos produzidos pelos alunos e os auxilie, sempre que possível, permitindo ainda o uso livre e autônomo de seus papéis, especialmente no uso dos verbos will have e/ou may.
Essa atividade deve ser distribuída em duas etapas, a primeira contando com a elaboração dos locais de atendimento/restaurantes e suas informações principais (mencionadas acima) – e deve ocupar, no máximo, trinta minutos. A segunda fase da atividade, que constitui-se na interpretação das personagens propostas (cliente e atendente), por sua vez, deve ocupar os outros trinta minutos destinados à atividade.