Autoria: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro

Nível: B1

• Exercitar a compreensão oral por meio da identificação de características que diferenciam os Milleniums da Geração Z;
  • Exercitar a fala por meio da discussão de perguntas sobre um vídeo que diferencia os Milleniums da Geração Z;
  • Identificar características do gênero propaganda;
  • Exercitar a escrita por meio da produção de um roteiro  para vídeo de propaganda;
  • Produzir um vídeo de propaganda que leve em conta as diferenças entre os Millennials e a Geração Z.

Tempo: 120 minutos

Preparação:

• Pedir que os/as estudantes criem cópias do arquivo com os possíveis subtemas a serem explorados no vídeo e as perguntas a serem discutidas;
  • Preparar condições necessárias para exibição do vídeo. (reservar/preparar projetor, sala de vídeo, etc.).

1. Recebe-se os/as estudantes questionando como eles/as estão. Inicia-se o trabalho perguntando se eles/as 1 –  já ouviram falar sobre as diferentes gerações de pessoas,  2 – qual seria a geração deles/as e o que a caracterizaria? c) Enquanto eles respondem, anota-se de forma projetável, o vocabulário relacionado ao tema em discussão d) Depois disso, exibe-se, virtualmente, o arquivo do Google Docs com ideias de temas que serão abordados no vídeo selecionado.   Feito isso, 3 – indaga-se o grupo sobre quais subtemas serão explorados nessa mídia. De acordo com as respostas, assinala-se (com um check ✓) o arquivo em exibição no Google Docs e solicita-se que eles/as façam os mesmo, em seus dispositivos, nas cópias do arquivo que realizaram antes da aula.

a) Neste momento, exibe-se, pela primeira vez, o vídeo. b) Depois da exibição  inicial, em conjunto com a turma, confere-se quais subtemas são explorados no vídeo (ex. colaboração, otimismo, tolerância, etc).  b) Em seguida, lê-se as perguntas em conjunto com a turma, motivando os/as estudantes que se sentirem confortáveis a lerem para a turma toda. c) Depois disso, se necessário, revisa-se as pronúncias de todas as questões com a turma. d) Em seguida, exibe-se a mídia pela segunda vez. d) Posteriormente, divide-se a turma em grupos para a discussão oral das questões.

Etapa 3

a) Depois da discussão das perguntas pelos grupos, elas devem ser discutidas com todos/as os/as presentes, no grande grupo. b) Quando se chegar à última questão, relacionada ao objetivo do vídeo, deve-se fazer uma ponte com o gênero propaganda e elencar, em conjunto, quais são as características desse gênero. c) Depois disso, pede-se aos estudantes que, em trios ou duplas, em casa, pesquisem exemplos de roteiros de filmes/propagandas visuais e preparem um roteiro desse tipo e, anteriormente ao próximo encontro, enviem à/ao docente responsável para que ele/a os comente. d) No próximo encontro, elas/as devem trazer seus roteiros já revisados em parceria com o/a professor/a e os dispositivos necessários para gravar as propagandas.  Em aula ou em casa, eles/as compartilharão as produções em um canal do Youtube criado pelo/a docente e uns/as deverão comentar  os vídeos dos outros/as.

Observações: A aula deve ser planejada em relação aos recursos tecnológicos ao alcance. Caso necessário, diferentes adaptações podem ser feitas: uso de lousa, assistir e preparar aos vídeos em casa, etc.

Um resumo muito sintético sobre os anos x gerações e características pode ser encontrado em https://www.joanwink.com/wp-content/uploads/2021/01/Screen-Shot-2021-01-09-at-11.22.00-AM.png.