Autoria: Marina de Paulo Nascimento

Nível: A2

Objetivos:

  • Aprender e revisar formas de referência à diferentes fases da vida; 
  • Debater e comparar formas de educar as crianças;
  • Elaborar uma homenagem de dia das mães.

Tempo: 120 minutos

Preparação: 

  • Organizar as condições necessárias para exibir o vídeo selecionado (projetor, internet, download, etc.);
  • Criar um padlet em: https://pt-br.padlet.com/dashboard
  • Preparar as condições necessárias para que os/as estudantes preencham o padlet (celulares, computadores, etc.);
  • Liberar o acesso dos/as estudantes ao padlet, na função de editores. 

Materiais:

Etapa 1:

a) Inicia-se o trabalho questionando como os/as estudantes estão. Depois disso, questiona-se que data comemorativa está chegando (dia das mães) e como, em geral, eles/as vivenciam esta data. Após a resposta, enfatiza-se que existem diferentes formas de maternidade e referências materiais e indaga-se quais são elas. b) Depois de ouvir a turma, questiona-se quais palavras-chave a respeito dessa celebração eles/as conhecem em inglês e anota-se estas palavras na lousa.

Etapa 2: 

a) Na segunda etapa, apresenta-se as perguntas que serão abordadas relativamente ao vídeo selecionado. b) Projeta-se as perguntas e motiva-se aqueles/as que se sentirem confortáveis a lerem-nas. Depois de todas as leituras, se necessário, revisa-se as pronúncias. c) Apresenta-se o vídeo. d) Após a exibição da mídia, separa-se o grupo em trios para a discussão das perguntas; e) Posteriormente às discussões nos grupos específicos, abre-se o debate para o grupo geral.

Etapa 3

a) Ao final do debate, propõe-se a elaboração de um padlet com homenagens às figuras maternas dos/as alunos/as.  b) Enquanto a turma elabora o mural, o/a docente deve corrigir  e anotar possíveis inadequações. c) Após a finalização, realiza comentários a partir de suas notas, esclarecendo quaisquer dúvidas existentes. d) Por fim, solicita-se que cada estudante leia uma homenagem, não necessariamente a sua, mas seguindo a ordem do mural. e) Se necessário, posteriormente às leituras, revisa-se as pronúncias. f) Após o término da aula, o/a docente sintetiza o que fora trabalhado e motiva os/as estudantes a buscarem outros materiais relacionados ao tema (sugestões).

Observações: É importante testar o padlet na condição de aluno/a e testar se os comentários estão sendo adicionados. Para que a turma possa acessar, é necessário adicioná-los como participantes na condição de editores