Autoria: Maria Eduarda Gabriel Fogaça

Revisão: Vitor Xavier Gonçalves

Nível: A1

Objetivos: 

  • Compreender a conjugação do verbo “to be” no presente simples (simple present);
  • Mobilizar conhecimentos para r  descrever pessoas;
  • Discutir sobre filmes e personagens famosos.

Material:

  • Slideshow;
  • Acesso a internet e televisão;
  • Lousa para aprofundar a explicação gramatical.

Tempo: 60 a 90 minutos.

Etapa 1 (10-15 min min):

Cumprimente os alunos e explique o que será trabalhado na aula. Retire neste momento, também, quaisquer dúvidas que os discentes possam ter. Em seguida, inicie a apresentação do tema por questionar se os estudantes gostam de filmes, se eles costumam ir ao cinema e quais seus filmes preferidos. Caso não engajem muito na discussão, proponha outros questionamentos como quais gêneros de filmes eles preferem, se gostam mais de séries e/ou desenhos, etc. Também elabore quais são os seus interesses para que a conversa se torne  mais proporcional e interessante.

Etapa 2:

Em seguida, apresenta-se o vídeo (disponível no slideshow) de cenas de filmes nas quais aparece o verbo “to be” – e, se necessário, o reproduza duas vezes. Em seguida, pergunte se os alunos têm alguma dúvida e se compreenderam todas as frases presentes no vídeo. Questione se eles conhecem algum dos filmes que aparecem no vídeo e se gostam destes. Em seguida, realize uma leitura e análise conjunta de mais algumas frases que exemplificam o uso do verbo, como consta no slideshow.

Inicie, após esta leitura, uma explicação dos aspectos gramaticais do verbo “to be”, expondo seu funcionamento em diferentes situações (orações afirmativas, negativas e perguntas). Deve ser apresentado para a classe, também, alguns exemplos de adjetivos e substantivos que podem ser utilizados com este verbo para descrever pessoas (como exemplificam os slides). Em seguida, peça para que os alunos escrevam frases que descrevam seus personagens de filme favoritos utilizando-se das palavras apresentadas (ou outras que lembrarem) sem mencionar seus nomes. Sequencialmente, os participantes devem ler seus textos para o restante da sala, enquanto estes devem adivinhar de quem se trata. Incentive a classe a fazer mais perguntas e, caso tenham dificuldade em adivinhar as personagens escolhidas, tome a frente temporariamente para fazer seus questionamentos e dar andamento na atividade.

Etapa 3

Por último, apresente fotos de personagens de filmes/animações populares e peça para que os aprendizes os descrevam utilizando o conteúdo trabalhado em aula. Caso os estudantes não os conheçam, peça ainda para que descrevam algumas de suas características físicas. Se necessário, escreva perguntas norteadoras na lousa como “what do they look like?” “Is this character nice?”, “Is this character bad?”?”, etc.