Autoria: Vitor Xavier Gonçalves; Marina de Paulo Nascimento.

Nível: B1

• Conhecer, introdutoriamente, o “Simple Past”;
  • Comunicar coisas que já aconteceram no passado por meio de situações reais;
  • Praticar a compreensão oral dos alunos;
  • Praticar  o uso de “was”, “were” e “used to be”.

Tempo:

• 60 – 75 minutos.

Etapa 01:

Comece a aula com os devidos cumprimentos aos alunos, e com quaisquer avisos institucionais esclarecidos. A seguir, como meio de introdução ao tema da vez, bem como um meio de acolhimento aos estudantes, inicie o conteúdo a ser trabalhado contando alguma estória passada sua (como professor), que use o pretérito mais simples do verbo To be, ou a construção Used To. Em seguida, pergunte como foi o dia de ontem dos discentes visando, desde o início, a prática do passado simples do verbo To be “it was…”, e identificando os conhecimentos prévios deles acerca do tema. Após o aquecimento e a chamada da atenção dos alunos para a aula, toque cada uma das duas canções propostas e reconheça se os estudantes já as conheciam e se entenderam as mensagens passadas.

Etapa 02:

Na segunda fase, chame atenção para cada parte das duas canções que utilizem o passado simples do verbo To be – deixando de lado outros verbos – e escolha, dentre essas partes, algumas para decorrer mais demoradamente, ou desenvolvendo used to – por meio do refrão de “Somebody that I used to Know”.

Com as músicas devidamente apresentadas e gramaticalmente destrinchadas, apresente em tabela a conjugação do verbo To be no passado e, logo após, a conjugação da expressão used to – pedindo sempre ao aluno para repetir o quadro.

Etapa 03:

Por último, selecione alguma data passada (mês passado, ano passado, dois anos atrás, etc), e convide-o, caso se sintam confortáveis, a dizer alguma característica /estado que eles ou alguém que conheceram tinha nesse tempo estabelecido; exemplo: last year my dad was unhappy / last month I was busy. Peça para o aluno fazer isto várias vezes e com várias pessoas distintas, e para fazer o mesmo com hábitos anteriores que não tem mais, praticando o used to. Por fim, antes de terminar a aula, toque as músicas mais uma vez e lembre o aluno de ouvi-las em seu tempo livre ou enquanto executa alguma atividade de seu cotidiano.

Observações:

Nessa aula sobre o passado do verbo To be no inglês, recomendamos o uso da abordagem comunicativa para trabalhar acontecimentos prévios por meio de situações reais de uso; isto com o aproveitamento de metodologias divertidas de ensino como a utilização de músicas.