Autoria: Vitor Xavier Gonçalves e Laura Ferri Pulgatti

Nível: A2

Faixa etária: Adolescentes

Objetivos:

  • Apresentar e discutir os pronomes e seus respectivos tipos (subject, object e possessive) com enfoque em suas formas singulares;
  • Praticar o uso de adjetivos e locuções adjetivas para atribuir qualidades a terceiros;
  • Exercitar a produção textual e as habilidades escritas;
  • Praticar habilidades interpretativas.

Materiais: 

  • Músicas: Pacify Her; e Lyric: Pacify Her, Melanie Martinez;
  • Acesso à internet;
  • Televisão e caixa de som;
  • Papel sulfite para dinâmica (Pictionary);
  • Lousa e caneta; ou slideshow de preferência.

Tempo:

  • 90 minutos

Etapa 01 (20 min. max.):

Para começar a aula, após os devidos cumprimentos e avisos institucionais, dê início a uma dinâmica de Imagem e Ação. Para cada rodada, um aluno, ou grupo de alunos (caso sintam-se mais confortáveis), deve ir ao quadro  e desenhar um objeto (o qual pode ser distribuído aos alunos através de uma tira de papel). O restante da turma, então, após nomear tal objeto, deve atribuir características (adjetivos) a este. Estabeleça um tempo para que os aprendizes desenhem o que escolheram, em vista da duração do exercício. Para turmas maiores, divida os estudantes em grupos e três/quatro integrantes e faça com que cada um participe.

Observação: Instrua na lousa para que os discentes não repitam os nomes correspondentes aos desenhos. Estes devem ser enunciados apenas quando o objeto da vez for adivinhado. Em seguida, os participantes devem substituí-los pelos pronomes pessoais (it, he, she). Exemplo: he/she/it is ugly; he/she/it is weird; etc.

Etapa 02 (30 min. max.):

Na segunda fase, toque a música “Pacify Her”, interpretada pela artista Melanie Martinez, por completo. Disponibilize no quadro da sala, para direcionar as discussões, perguntas como: “Quais palavras/frases vocês compreenderam?”; “Quais não entenderam e gostariam de saber”; “O que ocorre na canção e qual sua mensagem?”. 

Após isso, escreva na lousa frases do refrão e do pré refrão que contenham pronomes e pergunte aos discentes o que essas frases têm em comum. Apresente aos discentes, depois, o que é um pronome e qual sua função em uma oração/frase. Depois, diferencie, ainda com os exemplos da canção, o que são object e subject pronouns (mencione sua posição na frase para além de sua carga semântica). 

Por último, apresente um quadro que compreenda todos os pronomes (object, subject e possessive) – disponível no anexo 1; e estimule os alunos a repeti-los (com foco naqueles singulares) em conjunção com os adjetivos apresentados na canção / usados na primeira dinâmica. Nesse momento, separado dos outros tipos de pronomes, comente rapidamente acerca dos pronomes possessivos (que não devem ser o foco desta aula).

Etapa 03 (40 min. max.):

Por fim, proponha para os discentes uma atividade prática, de uso livre da língua, em que criem e adjetivem personagens. A atividade deve ser dividida em etapas e pode ser feita em grupo. Para a primeira etapa (1), os estudantes devem elaborar uma personagem, pensando, principalmente, em suas características físicas, personalidade, nome, idade e espécie (caso trate-se da elaboração de uma criatura mágica). (10 minutos max).

Num segundo momento, devem escrever um pequeno parágrafo (podendo ser este em tópicos ou alternante entre o português e o inglês) sobre como sua personagem se parece – os adjetivos no texto devem ser escritos em inglês (2). Permita que os estudantes pesquisem e traduzam as qualidades que não souberem na língua estrangeira. Conjuntamente com a turma, então, aconselhe-os acerca do uso dos pronomes, para que os nomes próprios presentes no texto não se repitam excessivamente. (20 min. max.).

Sugira, como última etapa, para que os estudantes troquem suas personagens entre si e façam, cada um, uma breve representação visual de como a imaginaram a partir das descrições dadas (3). Esta etapa deve servir como um motivador para a fase anterior, e portanto não deve ser a principal. (10 min.).

Observação: Ao início da atividade, escreva na lousa, ou leve uma representação visual de cada etapa e de seus respectivos objetivos.

Anexo 1