Autoria: Vitor Xavier Gonçalves; Maria Eduarda Rossi Ribeiro.

Nível: A1.

Data: 27/09/2023.

Público-Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II.

• Praticar a expressar gostos e/ou preferências pessoais em inglês;
  • Revisar as concepções e o uso de verbos que expressem gostos e preferências (to like, to love, to enjoy, to prefer, would rather);
  • Compreender o funcionamento da conjugação de verbos na terceira pessoa do presente do indicativo (acréscimo de -s)

Recordar e reforçar o funcionamento e uso dos auxiliares Do e Does;

Tempo: 1h 15 min (Uma hora e quinze minutos)

Etapa 01 (20 minutos):

Comece a aula questionando os discentes sobre como passaram desde o(s) último(s) encontro(s). Após este diálogo, dê início à aula revendo alguns dos conceitos trabalhados previamente. Assim, partindo sempre do conhecimentos prévios dos aprendizes, comente e exemplifique o funcionamento do verbo to like e similares (to love e to enjoy), e do como são comumente seguidos por outros verbos conjugados na forma -ING (continuous form); dialogue com os estudantes também sobre os verbos auxiliares Do e Does, questionando quais suas diferenças de uso; e, por último, relembre o funcionamento do verbo modal would rather, juntamente com suas respectivas conjugações. Para tornar esta revisão mais dinâmica e interativa ainda, realize com os aprendizes o exercício “Name Ten” toda vez que um novo argumento gramatical for apresentado: no jogo, a cada rodada, os alunos devem criar conjuntamente (dez) exemplos que contenham a regra gramatical da vez.

Num segundo momento, apresente aos discentes as conjugações de verbos na terceira pessoa do singular do presente do indicativo (he/she/it plays, ao invés de play; reads, ao invés de read, etc). Comente, também, sobre a conjugação desses verbos na presença dos auxiliares Does e Doesn’t, e enfatize a não aplicação da regra para estes casos. Neste momento da aula, pode ser interessante, inicialmente, questionar os discentes perguntas que sejam possivelmente respondidas na afirmativa, de modo que os verbos na terceira pessoa fossem respondidos com o acréscimo de –s ou -es; já segundamente, dê a oportunidade para os alunos que sentirem-se confortáveis realizarem as indagações.

Por último, finalize a aula com uma dinâmica que avalie o que os alunos apreenderam do conteúdo. Na atividade, organize a turma em dois grupos iguais/proporcionais, e peça para que cada um surja com uma ordem de alunos – dentre os membros da equipe – organizados para responder as perguntas que correspondem a cada rodada do jogo (um aluno por pergunta/rodada). Para cada rodada, elabore um questionamento com Do ou Does – algumas ideias constam no worksheet; no entanto, substitua sempre os verbos auxiliares por uma lacuna (a qual deve ser preenchida pelo aluno da vez). Por último, disponibilize as duas opções de ocupação da lacuna (Do e Does) visualmente em uma folha sulfite. O estudante selecionado por cada grupo para responder naquela vez deve, ao mesmo tempo de seu adversário, selecionar a opção correta na folha sulfite apontando para a mesma, e assim completar a lacuna/sentença. Dessa forma, todos ordenadamente devem participar da dinâmica e demonstrar suas compreensões dos conteúdos estudados (se deve-se usar o Do ou o Does em cada contexto/frase).

Observações: Caso a atividade final não tome o tempo necessário previsto para a aula, proponha uma segunda atividade de questionamento para os discentes, desta vez composta  por perguntas elaboradas por eles e destinadas a seus colegas.