Autoria: Ana Carolina Prado Faria Jorge, Ana Laura Gianesella Ferreira, Giovana Gorla Passos e Giovana Leite Bellucco.

Nível: B2

• Praticar a compreensão oral – listening – por intermédio da série de televisão Gossip Girl e por meio das atividades propostas;
  • Praticar a fala – speaking – por meio de uma discussão e de atividades relacionadas à série de televisão Gossip Girl;
  • Revisar o Reported Speech.

Tempo: 2 horas.

Preparação: Organizar o cenário e os aparelhos necessários para a exibição do vídeo selecionado, bem como a apresentação de slides (internet, projetor, acesso aos streamings – Netflix e/ou HBO Max –, entre outros).

• Trecho da série de televisão Gossip Girl – temporada 1, episódio 13 (entre 13s e 1m03s);
  • Apresentação de slides com atividades relacionadas ao vídeo.

Etapa 1:

1. A aula inicia-se com perguntas para os alunos se sentirem mais à vontade, como a temática é baseada em um seriado, questiona-se se eles têm o costume de consumir esse tipo de conteúdo, bem como se seguem pessoas famosas em suas redes sociais e se eles se consideram antenados em relação às fofocas diárias relacionadas à essas pessoas; b) Atividade de aquecimento: 2 fofocas de mentira e 1 de verdade – podendo ser de cunho pessoal ou de conhecimento público (famosos); c) Pergunta-se aos estudantes se eles já assistiram ou já ouviram falar do seriado Gossip Girl.

Etapa 2:

1. Faz-se uma revisão gramatical no que tange o Reported Speech a partir da plataforma Jamboard, na qual os discentes irão descrever ou pontuar o que lembram acerca da temática, após esse momento, explica-se brevemente as características da estrutura desse tempo verbal baseada nas contribuições dos mesmos; b) Projeta-se a apresentação de slides com a fala de abertura do episódio; c) Solicita-se que algum dos estudantes leia a citação e que discutam em pequenos grupos se concordam com o trecho de maneira geral, além de pensarem mais especificamente sobre a situação que será retratada a partir das palavras destacadas; d) Exibe-se o vídeo, em seguida, conversa-se acerca da cena;

Etapa 3

1. Após a conversa sobre o trecho exibido, a sala é dividida em grupos de cinco pessoas para a realização da proposta de duas atividades, com foco na assimilação do conteúdo e no treino das habilidades estudadas; b) No primeiro momento, cada grupo irá reportar uma parte do trecho do vídeo, utilizando o Reported Speech – treina-se o speaking e a compreensão dos discentes; c) Ao longo da dinâmica, incentive-os com perguntas e justificativas acerca da parte relatada; d) A segunda atividade será guiada a partir da brincadeira de “telefone sem fio”, na qual serão reportadas fofocas de conhecimento geral, onde, no final de cada rodada, o último aluno de cada grupo falará para todos da sala o que entendeu, utilizando, novamente, o Reported Speech – treina-se o listening, o speaking e a compreensão dos estudantes; e) No encerramento da aula, faça uma breve revisão sobre vocabulário e gramática aprendidos.

Observações: Para a exibição do vídeo referente ao episódio da série, é necessário o acesso às plataformas de streaming Netflix ou HBO Max. Outro ponto interessante é manter as fofocas das atividades atualizadas no momento de aplicação da aula.