Autoria: Giovanna Palauro Silva e Marina de Paulo Nascimento

Nível: B1

Objetivos:

  • Aprender a falar sobre personalidades;
  • Praticar a fala por meio de perguntas sobre diferentes personalidades;
  • Praticar a leitura e interpretação de texto a partir do quiz das 16 personalidades.

Tempo: 1h30

Preparação:

Etapa 1:

a) Cumprimenta-se os alunos e pergunta-se como eles estão. b) Pergunta-se como eles definiram suas personalidades e como eles descreveriam a si mesmos. É importante que nessa etapa o professor encoraje os alunos a encontrarem traços positivos em suas personalidades e atente-se a comentários depreciativos, visando criar um ambiente acolhedor. Ao ouvir o levantamento dos alunos, o professor anota as principais palavras na lousa e as coloca em inglês. c) O docente começa explicando que existe um site que classifica as personalidades humanas em 16 categorias e 4 grandes grupos: Analysts (Architect, Logician, Commander e Debater); Diplomats (Advocate, Mediator, Protagonist e Campaigner); Sentinels (Logistician, Defender, Executive e Consul) e Explorers (Virtuous, Adventurer, Entrepreneur e Enterteiner). Pede-se que os alunos acessem o teste de personalidade enviado previamente pelo professor. Seguindo as orientações do docente, os alunos acessam e respondem ao teste. 

Etapa 2: 

a) Após a realização do teste, os alunos compartilham com a classe seus resultados. É importante que o professor indique que não há personalidades boas ou ruins, apenas personalidades distintas. Assim, anota-se na lousa as personalidades resultantes e divide-se a turma em 4 grupos, seguindo a divisão feita pelo próprio site e citada anteriormente. b) Com os grupos formados, o professor pede que os alunos escrevam as principais características em comum que aquele grupo de personalidades possui junto com os principais pontos fortes. Nesta etapa, os alunos talvez sintam dificuldades em relembrar os adjetivos já aprendidos no nível A1. Caso isso aconteça,o professor pode sugerir que os alunos utilizem dicionários online (disponibilizados no site da RAPLE) ou físicos, evitando o uso do Google Tradutor. c) Quando o trabalho de escrita estiver finalizado, os grupos compartilham com a sala seus pequenos textos. 

Etapa 3 

a) Agora que o vocabulário já está mais consolidado, os alunos farão uma atividade de fixação. O docente projeta as imagens disponibilizadas em anexo. Vários famosos aparecerão. O objetivo da atividade é que os alunos tentem adivinhar a personalidade do famoso e justifique sua resposta. Todas as imagens são livres de direitos autorais.