Autoria: Vitor Xavier Gonçalves; Maria Eduarda Rossi Ribeiro.

Nível: A1.
Público-Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II.

Objetivos: 

  • Apreender e praticar o uso do verbo To like;
  • Compreender a estrutura verbal do gerúndio que acompanha o verbo To like;
  • Reconhecer novos vocabulários acerca do assunto Like e Favorite Things;
  • Praticar expressões de gosto e preferências juntamente com seus respectivos (possíveis) vocabulários.

Tempo: 1h 15 min (Uma hora e quinze minutos)

Materiais: 

Etapa 01 (30 minutos): 

Comece a aula cumprimentando devidamente os alunos e esclarecendo quaisquer avisos institucionais necessários; também retire, neste momento, quaisquer dúvidas que os discentes possam ter em relação aos últimos encontros. Em seguida, proponha aos aprendizes que realizem, em conjunto, como uma atividade de aquecimentos (warm-up), um jogo da memória (memory game), acerca dos vocabulários já apreendidos – apresentados na aula anterior sobre “My favorite Things” Para a atividade, indique alguma sentença prototípica para cada tema (comida, passatempos, cores) e, em círculos, sugira que a história seja completada. Toda vez que alguém adicionar algum elemento à frase, aqueles previamente ditos devem ser repetidos. 

A dinâmica desta etapa pode ser substituída ou mesmo modificada, no entanto, neste momento da lição, elabore uma atividade dinâmica que crie um ambiente de divertimento e que, também, parta já de conhecimentos prévios dos estudantes para compor novos sentidos.

Etapa 02 (20 minutos):

Num segundo momento, apresente aos discentes o funcionamento do verbo To like: sua conjugação no presente do indicativo (simple present) e a forma como pode modificar possíveis verbos que o sigam (I like drawing ao invés de I like to draw). Para esta apresentação, pode ser interessante o uso de algum material que adiante a respectiva estrutura, como, por exemplo, a música “That’s what I like”, interpretada por Bruno Mars. Uma outra possibilidade, também, é o refrão da composição “Girl, I like you”, de Post Malone e Doja Cat, ou mesmo “When the party is over”, de Billie Eilish. O mesmo pode ocorrer por meio da cena da série Friends, anexada aos slides, a partir do momento 1:10 do vídeo.

A partir do(s) material/is selecionado(s), elabore, em conjunto com a turma, os detalhes e os usos do verbo to like, bem como o fato dele poder ser seguido por nomes (substantivos e pronomes) e também por outros verbos conjugados em sua forma contínua (ing). Diferencie, também, sempre interagindo com os alunos, quais outros verbos expressam gostos (como to love e to enjoy, ou mesmo to prefer), e questione aos discentes qual/is o(s) mais intenso(s) / meno intenso(s).

Etapa 03 (20 minutos):

Por último, como uma atividade de prática de uso livre, proponha para os discentes um jogo de mímica/imagem em ação (pictionary), onde, um aprendiz por vez, interprete seus gostos favoritos e/ou as coisas que menos gostam. Enquanto a pessoa representa sua(s) preferência(s), os outros estudantes devem tentar adivinhar o que é apresentado para a turma. Instigue a participação de todos, dando prioridade aos que se voluntariarem, bem como aqueles que ainda não participaram. Caso sobre tempo, permita que repitam turnos e se divirtam.