Autoria: Profa. Mariana Zeferino

• Explicar aos alunos o significado de Witness (substantivo e verbo)
  • Explicar a eles a atividade e dividir a sala em 2 grupos. O grupo A deve concordar que pessoas que testemunhou um crime deve falar a polícia, indiferente da circunstância, e que testemunhar um crime é uma boa ação. Em contrapartida, o grupo B deve discordar do grupo A. Esse grupo precisa argumentar que as pessoas não precisam notificar a polícia em todas as circunstâncias e notificar um crime nem sempre é a melhor opção.
  • Depois, passe os dois seguintes vídeos. Dessa forma, a atenção deles será guiada e direcionada para a argumentação que eles precisam dar apoio. O primeiro vídeo é chamado I hid the truth from the police and they came after me. Os alunos perceberão que o vídeo que o vídeo é sobre um homem que testemunhou um crime, mas só notificou a polícia muito tempo depois do ocorrido.

O segundo é chamado Would you be a good witness if you saw a crime? e o tema principal desse vídeo é alertar as pessoas como ser mais alerto andando nas ruas e falar sobre a importância de prestar atenção ao nosso entorno, não só pela nossa própria segurança, mas no caso de precisar ser uma testemunha

Debate:

1. Antes do debate começar, mostre aos alunos alguns prós e contras de evidenciar um crime
  2. Apresente algumas formas de discordar com as pessoas de forma educada
  3. Por último, deixe-os debaterem. Tenha cuidado ao mediar a discussão