Autoria: Vitor Xavier Gonçalves; Maria Eduarda Rossi Ribeiro.

Data: 06/09/2023

Público-Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II

• Introduzir, através do tema “aniversários”, a wh question “When”;
  • Aprender os meses em inglês
  • Apresentar os pronomes possessivos.
  • Praticar questionamentos que utilizem de pronomes interrogativos (wh questions);
  • Exercitar as conjugações singulares do verbo To be.

Tempo: 1h 15 min (Uma hora e quinze minutos)

• Slideshow;
  • Tabela com meses
  • Cronômetro
  • Lousa e caneta/giz.

Etapa 01 (25 – 30 minutos):

Comece a aula cumprimentando devidamente os alunos, os questionando como passaram desde os últimos encontros. Converse com eles, também, se possível, sobre suas rotinas e instaure na sala de aula um ambiente agradável, aberto para o compartilhamento de ideias e perguntas. Após isso, nessa etapa da aula, retome qualquer conceitos previamente trabalhados que podem, em alguma perspectiva, preceder o tema a ser apresentado mais adiante. Assim, uma possibilidade é a retomada de outros pronomes interrogativos/Wh Questions (nesse caso o where), enfocando em suas estruturas frasais e usos. Retome o funcionamento do verbo que acompanha o pronome, também (verbo to be). A revisão de conceitos, nesta etapa, deve, preferencialmente, ocorrer de forma interativa, partindo das noções e conhecimentos prévios dos discentes para a construção de sentidos.

Se houver tempo, também, peça proponha uma atividade em que os discentes pesquisem alguma celebridade famosa que seja de seu interesse e compartilhe com o restante da sala de onde é, praticando o uso da construção previamente revista numa prática livre.

Etapa 02 (média de 20 minutos):

Nesta etapa da aula, questione os alunos acerca de seus conhecimentos sobre os meses do ano em inglês. A partir de suas respostas, perpasse por todos os meses (que constam nos slides) e peça para que cada discente leia em voz alta seu nome e comente algo, alguma lembrança, que aquele mês o traz (feriado, aniversário, etc). Num segundo instante da etapa, toque a música “Birthday”, protagonizada pela cantora Selena Gomez, atentando-se excepcionalmente ao refrão. A música pode vir a ser interrompida ao final do segundo refrão, que apresenta-se como a parte mais mais significativa da canção, a partir dos objetivos desta aula. Com base na letra, desenvolva conjuntamente com a sala a estrutura “My birthday”, dando ênfase para o pronome possessivo, partindo também de questionamentos interativos que aproveitam do conhecimento linguístico-gramatical dos discentes. Por último, ainda, apresente o pronome interrogativo when, bem como suas estruturas, sentidos e uso.

Etapa 03 (média de 20 minutos):

Na última etapa da aula, dê para os discentes uma relação que contenha todos os meses, incluindo conjuntamente espaços em branco abaixo de cada mês. Assim sendo, com a distribuição das tabelas para os discentes, instrua-os para questionarem para o restante da classe, a data de nascimento dos outros colegas. O nome de cada colega deve constar no espaço em branco corresponde ao mês de seu aniversário. Além disso, cada aluno deve perguntar para o número máximo de colegas que conseguir, utilizando apenas a estrutura, estudada previamente, “When is your birthday?”. A atividade pode ser interrompida conforme o tempo disponível. Os objetivos caso isso ocorra, então, podem ser parabenizar, e se possível recompensar, aquele que possuir mais nomes em sua lista. Uma possibilidade para tornar a atividade mais intrigante, também, é cronometrar curtos períodos de tempo, como cinco/dez minutos (a depender do tamanho da turma).

Observações: Para turmas de apenas um aluno, ou para aquelas com poucos aprendizes, para a atividade final, pode ser mais produtivo propor um sistema de busca na internet, por celebridades que possuem aniversários em diferentes meses, buscando ainda completar a tabela acima anexada. Uma proposta para esses cenários, ainda, é instigar a dinâmica por meio de um cronômetro e por meio de competição.