Autoria: Vitor Xavier Gonçalves; Maria Eduarda Rossi Ribeiro.

Data: 30/08/2023

• Compreender expressões de localidade/nascença;
  • Introduzir, comunicativamente, a expressão “Where are you from”;
  • Apreender as conjugações de terceira pessoa do verbo To Be;
  • Promover discussões sobre nacionalidades e locais de nascimento;
  • Praticar habilidades e competências de compreensão e produção oral;
  • Praticar habilidades e competências de compreensão e produção escrita.

Tempo: 1hr (Uma hora) a 1hr e 15 min (Uma hora e quinze minutos)

Etapa 01 (15-20 minutos):

Comece a aula cumprimentando os alunos e questionando como passaram desde o(s) último(s) encontro(s). Após isso, revise quaisquer conceitos dados previamente para os  discentes. Para esta aula, foram revisados o funcionamento do verbo “To be” junto a pronomes interrogativos como How e What, juntamente com os números de um a cinquenta (1 – 50). Para tanto, distribua, visualmente e em ordem crescente, os números de um a cinquenta na lousa da sala, e peça para que os discentes, um de cada vez, apaguem algum número (selecionado e verbalizado pelo professor). Nem todos os números precisam ser apagados da lousa para o fim da dinâmica, no entanto, é interessante que todos os alunos sejam chamados para apagar pelo menos um número. Caso o assunto revisado seja outro, diferentes atividades podem ser aproveitadas nesta etapa.

Etapa 02 (20-25 minutos):

Nesse momento da aula, toque a música “Where are u from” (preferencialmente no spotify e com a letra), do grupo italiano “Tauro Boys”, e enfoque, por meio das representações visuais (disponíveis nos slides ou nas lyrics do Spotify), no refrão da composição (em Inglês). Após isso, discuta com os alunos  a organização e conjugação do verbo To Be, especialmente nas sentenças “Where are u from”; “I am Italian”; e “I am from Rome” e nas conjugações de terceira pessoa do singular: he, she e it; e they como pronome neutro. A partir dessas compreensões, apresente aos alunos algumas cidades e suas respectivas nacionalidades (exemplos nos slides), e priorize aquelas de países falantes de inglês.

Etapa 03 (25-30 minutos):

Por último, represente para os alunos, como consta no slideshow, algumas celebridades populares e, de alguma forma, relevantes na atualidade, e peça para que os discentes busquem a origem/nacionalidade destas, e que escrevam por extenso da onde vêm (Rihanna is from barbados / Rihanna is barbadian). Peça também para que substituam o nome das celebridades por seus respectivos pronomes pessoais (she is from Barbados/she is barbadian). Num segundo momento e se sobrar tempo, faça o mesmo com diferentes comidas (pasta is from italy/pasta is italian e it is from italy/it is italian). Ainda, passe aos discentes, como exercício para casa, uma pesquisa mais detalhada sobre alguma celebridade/personagem favorito/a deles, e instrua-os para descreverem sobre sua(s) nacionalidade(s).